
O prefeito André Bocão autorizou, nesta quinta-feira (16), o início das obras de revitalização da Rua Fechada, localizada na Praça Pedro Paulino, em conexão com a Rua Barão de Alagoas — uma das áreas mais simbólicas do Centro Histórico de Marechal Deodoro.
A intervenção marca mais uma grande etapa do “Revitaliza Marechal”, o maior programa de revitalização cultural e urbana da história do município, que vai devolver ao coração da cidade o charme, a identidade e a vida que sempre fizeram de Marechal um orgulho para os deodorenses e para Alagoas.
O novo calçamento, feito em piso cerâmico sextavado, vai substituir o antigo intertravado, garantindo mais segurança, conforto, acessibilidade e harmonia estética com os casarões históricos que cercam a região. Além de mais resistente, o novo piso respeita e valoriza a arquitetura histórica e cultural do local, reforçando o compromisso da gestão com a preservação do patrimônio deodorense.
“Eu sempre disse que o Centro Histórico de Marechal precisava voltar a viver. E esse é o nosso compromisso: dar uma nova vida a esse espaço, resgatando sua beleza, seu valor cultural e seu potencial turístico”, afirmou o prefeito André Bocão.

Em dez meses de gestão, o prefeito André Bocão já demonstra avanços concretos nesse compromisso. Além das obras iniciadas na Rua Fechada e na Praça Pedro Paulino, a Prefeitura vem executando uma série de ações que estão transformando o Centro Histórico:
-Revitalização e reforma do Mercado das Rendas e Bordados, que seguem em ritmo acelerado, fortalecendo o artesanato e a economia criativa local;
-Revitalização das escadarias e becos históricos, devolvendo cor, acessibilidade e segurança aos espaços de circulação;
-Incentivo ao comércio local, com a abertura de novos empreendimentos que movimentam a economia e geram emprego e renda;
-Planejamento da nova Orla Lagunar e construção do novo Cais da Lancha, que vão integrar turismo, mobilidade e lazer em um só projeto;
-Investimentos no turismo religioso e cultural, com destaque para o aporte financeiro à tradicional Procissão do Fogaréu, uma das manifestações mais marcantes da fé deodorense, que voltou a brilhar com o apoio da Prefeitura.

Essas ações fazem parte do programa “Revitaliza Marechal”, um pacote de obras e iniciativas que está requalificando o Centro Histórico e resgatando a identidade cultural da primeira capital de Alagoas.
Mais do que reestruturar espaços, o programa simboliza o compromisso do prefeito André Bocão com a história, o turismo e a autoestima do povo deodorense. Em menos de um ano de governo, Bocão começa a transformar em realidade o sonho de ver o Centro Histórico pulsando novamente — vivo, bonito e cheio de vida.






