Programa, executado pela Secretaria de Assistência Social, tem objetivo de identificar as habilidades dos usuários dos Programas da Assistência Social
Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves
Fazer a integração entre os usuários dos Programas da Assistência Social e o mercado de trabalho, realizando palestras de motivação e oficinas para desenvolver as habilidades. Este é o objetivo do Programa do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas).
O Acessuas é um programa do Governo Federal, executado nos município por meio da Secretaria de Assistência Social, que busca a autonomia das famílias e dos usuários das Políticas de Assistência Social por meio do acesso ao mercado de trabalho.
Em Marechal Deodoro, as primeiras oficinas foram realizadas nesta quinta-feira (14), no auditório do Conservatório da Música e são uma parceria com a Centro de Integração Emprego Escola (CIEE). Pela manhã, um grupo de mulheres formado por rendeiras, artesãs e cocadeiras, todas usuárias de um tipo de serviço da Assistência Social participaram da oficina sobre Atitude Empreendedora, ministrada pela psicóloga Camila Patrício Agra.
Já no período da tarde, a oficina foi voltada para os jovens da liberdade assistida, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e em situação de trabalho infantil. Esta foi a primeira de cinco oficinas que vão tratar sobre Identidade e Trabalho, preparando os jovens para entrevistas de emprego e o mercado de trabalho.
De acordo com a coordenadora do Acessuas em Marechal Deodoro, Joseane Queiroz, o município vai trabalhar em quatro eixos e os jovens participantes serão inseridos no cadastro do CIEE.
“O programa atua em quatro eixos, que são a Identificação e Sensibilização, que é quando identificamos nosso público e as habilidades deles; Desenvolvimento de habilidades, orientação para o mercado de trabalho e monitoramento. Os jovens que irão participar das oficinas, ao final serão cadastrados no CIEE e encaminhados para o mercado de trabalho. Nós da Secretaria iremos fazer este acompanhamento”, explicou a coordenadora.
Nas próximas quatro oficinas com os jovens serão discutidos temas voltados para o primeiro emprego.