“Nunca vi ser realizada uma solenidade conjunta dessa. O aniversário da cidade era uma data esquecida”, afirmou o historiador Sebastião Heleno.
Texto: Izabelle Targino / Fotos: Wellington Alves
O dia do aniversário de 426 anos de fundação da cidade de Marechal Deodoro e de 190 anos de nascimento do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca iniciou com honras militares.
Logo pela manhã, a Banda de Música do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado executou o Hino Nacional durante os Hasteamento dos Pavilhões, realizados pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, pelo vice-prefeito, Walter Avelino, e pelo primeiro secretário da Câmara Municipal, vereador Jorge Melo.
Após o hasteamento, o prefeito Cacau, acompanhado do vice, Walter, fizeram uma homenagem ao Marechal, colocando flores no busco localizado em frente ao Palácio Provincial.
Acompanhados pela banda do exército, a comitiva saiu em cortejo até a o Museu Casa de Marechal Deodoro, onde o historiador Sebastião Heleno destacou a importância da data para o município e à valorização da história.
“Nunca vi ser realizada uma solenidade conjunta dessa, para comemorar duas datas tão importantes para o município, que é o aniversário de fundação e o aniversário do Marechal. O aniversário da cidade era uma data esquecida. E isso é de grande importância para a nossa cidade e para a história desse país. O Marechal Deodoro foi o maior dos maiores homens desse país”, comemorou o historiador.
O prefeito Cacau agradeceu as palavras do historiador e ressaltou o compromisso da prefeitura em resgatar a valorizar a história do município.
“Hoje é um dia de festa e de resgate das comemorações desta data tão importante para o nosso município. Além dos festejos, nós conseguimos, em uma parceria com o Museu da República, trazer mais doze peças do Marechal breve estaremos com estas peças aqui”, disse o prefeito.