Skip to content

Governador e Prefeito visitam desabrigados

O governador Teotonio Vilella visitou agora a pouco os desabrigados da enchente no município de Marechal Deodoro. Ao lado do Prefeito Cristiano Matheus, ele disse que conversou com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, para que medidas urgentes sejam tomadas.

Téo Vilella chegou em Marechal Deodoro por volta das 17h, acompanhado do comandante do Corpo deBombeiros e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Jadir Ferreira, do Secretário de Comunicação do Estado, Nelson Ferreira e do deputado estadual Sérgio Toledo.

Ele acompanhou oPrefeito Cristiano Matheus até o cais da lancha, no centro histórico da cidadee ouviu relatos sobre a situação atual, as providências que já foram tomadas ea situação dos desabrigados, que fez questão de visitar.

O pescador José Edilson dos Santos teve sua casa invadida pela água e recebeu em seu alojamento provisório a visita do Prefeito Cristiano Matheus e do Governador Téo Vilella. José Edilson contou como precisou sair às pressas com o pouco que conseguiu salvar e, embora esteja recebendo ajuda da Prefeitura e Defesa Civil, ainda não sabe como vai sustentar a família.

Relatos semelhantes foram ouvidos de outros desabrigados que estão provisoriamente alojados numa escola municipal na rua dos Cajueiros, região do Taperaguá. Vilella disse que o motivo inicial da visita é tomar conhecimento da real situação e levar solidariedade. Mostrar que o Prefeito Cristiano Matheus não está sozinho para enfrentar esta situação. “E mostrar a vocês, deodorenses que não estão sozinhos. O governador está aqui ao lado do Prefeito e de vocês.” – Disse Téo Vilella.

A visita do Governador à Marechal Deodoro, foi a última parada de um roteiro que incluiu as cidades de Quebrangulo, Viçosa, Cajueiro e Capela. Depois de visitar os desabrigados,Vilella disse que a cena mais marcante foi a de uma família acampada ao lado do pouco que conseguiu salvar. Ele revelou que ficou muito tocado diante daquelas pessoas, que a exemplo das demais, estavam num momento de dor, tristes, e em dúvida em relação ao futuro.

O Governador revelou também que a burocracia estatal acaba dando uma sensação temporária de impotência. E lembrou que em 2005 houve uma situação de calamidade no Estado de Alagoas. E que somente dois anos depois é que foram surgir as primeiras casas construídas pelo poder público às pessoas atingidas.

Para que isto não aconteça novamente, Vilella disse ter conversado esta tarde com o Presidente Luis Inacio Lula da Silva e com o Ministro das Cidades, Geddel Vieira Lima. O presidente teria garantido todos os recursos necessários para a reconstruçãodas casas que foram invadidas pela enchente e também recursos para arecuperação de estradas. Já o Ministro, teria dito ao Governador que os entraves burocráticos foram removidos para que os recursos possam ser imediatamente aplicados.

O Prefeito Cristiano Matheus fez um levantamento positivo da visita do Governador. Ele lembrou que há várias semanas a Prefeitura vem dando assistência aos desabrigados, mas que nos últimos dias a situação piorou ainda mais e que o apoio do Governo do Estado é indispensável para que as pessoas continuem sendo assistidas.

Para Matheus, o apoio do governador num momento tão delicado mostra a preocupação que ele tem pelos alagoanos e a vontade de minimizar de forma emergencial a dor das pessoas que perderam tudo. “Esta também é nossa preocupação. É por isto que desde o primeiro momento nós estivemos ao lado da nossa gente e assim será sempre que eventos semelhantes ocorrerem”, disse Matheus.

Depois de visitar os desabrigados, o Prefeito levou o governador para conhecer a praça de eventos montada para a programação do São João em Marechal Deodoro, que começa logo mais às 23h. A Prefeitura pede às pessoas que forem assistir aos shows, que levem um quilo de alimento não perecível para serem entregues aos desabrigados.

Matérias Relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade