A Superintendência Municipal de Transporte e Tráfego – SMTT, de Marechal Deodoro, está desenvolvendo um trabalho de sinalização das vias públicas da cidade. O trabalho é parte de um plano maior de reestruturação da malha viária, que será implantada gradativamente pelo Prefeito Cristiano Matheus.
O Diretor de Operações da SMTT, inspetor rodoviário federal, Antonio Ramos, está coordenando o trabalho, de acordo com as diretrizes técnicas previamente estabelecidas e aprovadas pelo Prefeito. Nesta primeira etapa, várias lombadas que antes eram imperceptíveis pelos motoristas à média distância, estão recebendo pintura com tinta refletiva especial. Assim, os motoristas desavisados deixarão de ser apanhados de surpresa ao transitar sobre as lombadas, principalmente durante a noite, e evitarão solavancos e às vezes até danos materiais em seus veículos.
Outra ação da SMTT que está sendo acompanhada pelo Inspetor Ramos é a fixação de placas de sinalização em diversos pontos da cidade. Cada vez mais, Marechal Deodoro recebe visita de turistas que, sem saber acabam entrando com seus veículos em sentido proibido. As novas placas de sinalização servirão para orientar os visitantes e disciplinar o trânsito, mesmo porque os eventuais motoristas que gostam de desrespeitar o trânsito, agora não terão mais desculpas.
Outro exemplo de necessidade e eficácia da nova sinalização, são as placas colocadas próximo à Igreja Matriz. O trânsito de veículos pesados ao lado da catedral estava comprometendo a estrutura do imóvel tombado pelo patrimônio histórico. Agora caminhões e ônibus são proibidos de transitar pelas duas vias que passam ao lado da igreja.
O Inspetor Ramos explica que todas estas ações são parte de um plano de reestruturação da malha viária do município, que gradativamente está sendo implantada pela equipe da SMTT, com aval do Prefeito Cristiano Matheus. Em breve, a população tomará conhecimento de algumas obras de melhorias em determinados trechos de vias públicas, bem como em alguns acessos e trevos, que deverão disciplinar ainda mais o trânsito e evitar risco de colisões nas ruas estreitas da cidade histórica.