A prefeitura de Marechal Deodoro está fazendo um trabalho de remoção de entulhos dos povoados da Massagueira. No último final de semana o mesmo trabalho foi feito no povoado da Barra Nova. Moradores elogiam a atitude lembrando que esta é uma reivindicação muito antiga, que agora finalmente está sendo atendida.
Na manhã desta segunda-feira, pelo menos duas caçambas e uma retroescavadeira faziam o serviço de remoção de entulho de lixo em vias públicas e até mesmo em terrenos baldios na região da Massagueira. O trabalho está sendo acompanhado de perto por moradores das imediações, que acabam elogiando a iniciativa do poder público. Dona Antonia do Nascimento Santos, 47 anos, nasceu no povoado da Massagueira e disse que não se lembra de um trabalho semelhante.
Segundo ela, sempre que havia remoção de entulhos, acontecia graças a um mutirão dos próprios moradores. "Quando o povo não aguentava mais o mal cheiro, mosquito, rato e tudo que é bicho, se juntava para dar fim no lixo", lembra a mulher que agora não poupa elogios: "Ainda bem que estão vendo o lado do povo. A rua limpa, os terreno limpos, deixam as mães mais tranquilas porque nossos filhos saem o dia inteiro pra brincar na rua", conta.
Paulo Otávio dos Santos, 34 anos, também é morador da Massagueira. Ele observava atento o trabalho dos funcionários da empresa Viva, contratada pela prefeitura paa a limpeza urbana de Marechal Deodoro. Para Paulo, deixar as ruas livres de entulho e os terrenos baldios bem cuidados, é uma questão de saúde pública. Ele diz que se cada cidadão ter conciência e não jogar lixo na rua ou nos terrenos vazios, a situação no resto da cidade seria completamente diferente. "Ainda bem que a prefeitura está limpando. Mas é serviço do povo não jogar lixo", diz.
No último final de semana o mesmo trabalho foi realizado no povoado da Barra Nova. Por ser uma localidade onde a maioria das casas permanecem fechadas durante a semana, os moradores aproveitaram o final de semana para retirar restos de construção e outros objetos que estavam entulhados dentro de seus quintais e colocaram na rua. Os operários contratados pela prefeitura fizeram o serviço de remoção, bem como do lixo que estava sobre as calçadas e atrapalhando as vias dos pedestres.