A Prefeitura de Marechal Deodoro, mantém com recursos próprios o programa "Saúde no Campo". Trata-se de um ônibus cujo interior pode ser transformado em gabinete médico ou odontológico e leva várias especialidades de atendimento à população mais distante.
O "Saúde no Campo" tem uma agenda pré-estabelecida para atender a população dos povoados mais distantes, como fazenda Santa Helena, Gilcelândia e povoado das Malhadas. Nesta terça-feira foi a vez de atender a comunidade do Tuquanduba.
Fabiana Maria dos Santos, 23 anos, era uma das pacientes que aguardavam na fila para ser atendida. Ela conta que é a primeira vez que procura o atendimento. "Uma amiga me contou e eu vim. Vou obturar um dente dos fundos", conta.
A médica odontóloga Adeline Pontes Oliveira, conta que diariamente atende a uma média de 15 pacientes. E que o fato de atender dentro de um ônibus não há qualquer diferença de estrutura de trabalho de um consultório convencional. "A diferença é que a população que não tem acesso, acaba recebendo atendimento. Porque vamos aos lugares mais distantes. As pessoas ficam agradecidas e nós ficamos satisfeitos. Com o sentimento de dever cumprido.", revela a dentista.
Ainda no mês de setembro, o "Saúde no Campo" irá percorer a fazenda Brasilinha (dia 25) e os povoados de José dias e Terra da Boa Esperança nos dias 28, 29 e 30.