O Programa de Aceleração da Aprendizagem – PAA, nada mais é do que o cumprimento de determinações legais. Com a regulamentação do Ensino Fundamental de 9 anos no Sistema Estadual de Ensino de Alagoas, através da Resolução CEE/CEB/AL n° 08/2007, foi determinado, desde 2007, que as redes de ensino devem elaborar e iniciar a implantação de um processo gradativo de regularização do fluxo escolar, visando a redução do abandono, da repetência e da distância entre a idade do estudante e o ano escolar que cursa, para melhorar o desempenho escolar. Os estudantes fora da faixa etária a partir de 2 (dois) anos de distorção/idade/escolaridade, matriculados nos anos iniciais, deverão ser agrupados em turma de progressão I ou II, aproximando a faixa etária: Progressão I – para estudantes do 1º ao 5º ano não alfabetizados; Progressão II – para estudantes do 1º ao 5º ano alfabetizados. Neste sentido e visando implantar estas turmas a Secretaria Municipal de Educação implantou em 2010, respectivamente, os PAA I e PAA II do Instituto Alfa e Beto – IAB, em parceria com o MEC. Decorrido o primeiro ano de implantação do Programa e após avaliação dos resultados que o mesmo trouxe, ficou claro para a equipe da Secretaria Municipal de Educação que o principal entrave ao sucesso escolar do alunado deodorense está na dificuldade que os mesmos têm de alcançar o nível de conhecimento adequado a alfabetização, ao letramento e ao desenvolvimento das diversas formas de expressão, que devem ocorrer e ser estimulados na primeira fase (1º ao 3º ano) do ensino fundamental. A secretária de Educação, Flávia Souza, ressaltou que diante desse panorama a política prioritária da educação para o ano letivo 2011 vai atacar o problema em sua base e com o apoio integral do Prefeito Cristiano Matheus, adquiriu o material didático para implantação dos Programas de Pré-escola II e de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto, uma vez que os Programas PAA I e PAA II também são do IAB. “Com a implantação dos Programas de Pré-escola e de Alfabetização coibiremos a ampliação da distorção/idade/escolaridade, uma vez que estaremos destinando atenção especial aos alunos desde o seu primeiro contato com a escola e com a continuidade do PAA estamos adotando providências quanto àqueles que já se encontram distorcidos. Mas temos que nos preocupar também com os alunos que estão nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e que apesar de não estarem distorcidos, não estão devidamente alfabetizados. Essa situação é desafiadora para os nossos professores e com o objetivo de auxiliá-los nessa difícil tarefa estamos implantando a metodologia do Instituto Alfa e Beto – IAB de um ensino didático, ou também conhecido como ensino estruturado. Optamos por essa metodologia por ela apresentar características que vão ao encontro dos nossos problemas com soluções, para tanto listo adiante algumas destas características: Uma visão pragmática As propostas, materiais e instrumentos do IAB foram desenvolvidos a partir de uma análise profunda das características e efetivas condições de trabalho dos professores e das escolas. São utilizados instrumentos simples, práticos e ao alcance dos professores, escolas e secretarias. Programa de Ensino O IAB oferece um programa detalhado de ensino para as disciplinas básicas dos cinco anos iniciais e orientações para a integração com as demais áreas de conhecimento e atividades previstas pela Secretaria. Proposta pedagógica A proposta pedagógica do IAB se baseia no conceito de educação baseada em evidências. O conceito central é o do ensino estruturado. As escolas deverão ajustar as suas propostas individuais de forma a oferecer um ensino consistente. Plano de Curso O Plano de Curso de cada disciplina é organizado nos Livros do Aluno. O ano letivo é dividido em unidades; cada unidade deve ser estudada ao longo de 10 semanas e culmina com atividades de revisão, avaliação e recuperação. Planos de Aula Os Planos de Aula são apresentados em Manuais de Orientação e, em alguns casos, detalhados na forma de roteiros. Instrumentos de gerenciamento pedagógico A proposta do IAB inclui instrumentos de gerenciamento pedagógico que permitem o acompanhamento, controle e avaliação do programa pela Secretaria, escolas e professores. Nossa pretensão é de estabelecer padrões mínimos nas escolas, pois estudos científicos e a realidade vivenciada por Marechal e comprovada através de seus indicadores demonstram que as ausências de práticas eficientes e adequadas de ensino importam em uma grande diferença no desempenho dos alunos nas escolas de uma mesma rede, apesar do nivelamento do nível socioeconômico da maioria. Para tanto, no período de 22 de fevereiro a 04 de março do corrente os professores que irão atuar nas turmas de jardim II, alfabetização e nos anos iniciais do ensino fundamental, foram capacitados nos Programas do IAB, momento que contou com a participação e apoio de Técnicos do IAB. Também tivemos um momento ímpar no dia 28 de fevereiro, que contou com a participação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores, no qual foram repassadas todas as diretrizes para o ano letivo 2011”, destacou a secretária Flávia Souza.
Secretaria de Educação adquire livros didáticos para pré-escola e alfabetização
- Notícias
- 21 de março de 2011