O projeto Café com Arte, que iniciou na primeira semana de janeiro, acontecendo durante todas as quartas, quintas e sextas-feiras de janeiro e fevereiro, termina hoje (24) com saldo positivo. Foi uma oportunidade para os artesãos divulgarem seus trabalhos, gratuitamente, para os turistas e a sociedade alagoana, segundo afirmou Fátima Farias, presidente da Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável da República de Marechal Deodoro – Adlis/MD, que representa várias associações e artesãs dos bairros Estiva, Taperaguá, Poeira, Feirinha do Francês e Centro, da cidade de Marechal Deodoro. A terceira edição do Programa Café com Arte, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, foi apresentada nos hotéis Ritz Lagoa da Anta, Brisa Tower e Maceió Mar Hotel. Segundo as técnicas da Secretaria de Planejamento, o objetivo é promover e divulgar essa cultura alagoana, que vai do filé aos bordados. Pela primeira vez integrando o Café com Arte, a expectativa é de muitas vendas e divulgação de seus produtos. “Na semana anterior, arrecadamos quase R$ 1 mil nas três noites de exposição. Para nossa associação, foi um excelente resultado, com esse novo ponto de venda, proporcionado pelo programa, conseguimos atingir pessoas de vários estados que passaram a se interessar pela nossa arte”, revelou a artesã de Marechal Deodoro, Vera Lúcia. Os produtos ofertados pela associação são variados. É possível conhecer e comprar sandálias decoradas, vestidos, coletes, blusas, saídas de praia, jogos americanos, passadeiras, capas para almofada, bolsas, tiaras e cintos, tudo elaborado a partir da técnica tradicional do filé. Além desses, há os bordados de crivo, rendendê, ponto cruz e toalhas de rechiliè. “Temos um vestido que passou cinco meses para ficar pronto”, destacou a presidente da Adlis da República-MD/AL, Fátima Farias, ao falar sobre o cuidado na produção de cada peça. A participação das artesãs – em sistema de rodízio – teve fundamental apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro, que disponibilizou o transporte durante todo o evento. A edição anterior do programa gerou um lucro de R$ 26 mil para as associações participantes e a previsão é que esta edição ultrapasse as expectativas, segundo Fátima Farias.