17 / 02 / 25

EXCELÊNCIA: UPA de Marechal é referência em atendimento ao infarto agudo do miocárdio

UPA de Taperaguá obteve o 1º lugar entre as Unidades de Pronto Atendimento que integram o Programa Bate Coração no indicador "porta-balão"

Marechal Deodoro é destaque em Alagoas, conquistando excelentes desempenhos no indicador de referência mundial “porta-balão”, que mede o tempo no tratamento de casos de Infarto Agudo do Miocárdio. O reconhecimento reflete a eficiência no tratamento de emergências cardíacas.

A UPA José Francisco de Oliveira, localizada no bairro de Taperaguá, obteve o primeiro lugar entre as Unidades de Pronto Atendimento que integram o Programa Bate Coração, do Governo de Alagoas, e o segundo lugar geral, ficando atrás apenas do Hospital Geral do Estado.

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da American Heart Association, o indicador porta-balão deve ser o menor possível, pois o tempo prolongado está associado com um aumento significativo na mortalidade hospitalar. A UPA José Francisco de Oliveira obteve um tempo de 130 minutos.

A conquista é um reflexo do comprometimento da equipe de profissionais de saúde, que trabalham diariamente para salvar vidas e oferecer um atendimento de qualidade à população. A iniciativa do Programa Bate Coração, com seu enfoque na eficiência e uso da tecnologia, possibilita aos profissionais de Marechal Deodoro encararem de forma mais efetiva os desafios do tratamento cardiovascular.

O Infarto Agudo do Miocárdio representa uma das principais causas de óbito no Brasil, com milhares de casos registrados anualmente. Célia Ferreira, enfermeira e diretora da UPA José Francisco de Oliveira, ressalta a importância da atuação de todos os profissionais neste tipo de situação, e também de um sistema de qualidade para ajudar a salvar vidas.

“A atuação da equipe de enfermeiros e médicos vai além do cuidado imediato; é uma parte fundamental de um sistema que visa salvar vidas e oferecer um atendimento de emergência de qualidade”, explica a diretora da unidade de saúde.