EDUCAÇÃO: Mais de 8 mil matrículas são renovadas em uma semana; prazo foi prorrogado
Digitalização facilita o trabalho dos secretários escolares e melhora a capacidade de resposta da Secretaria de Educação
A implantação do Sistema de Matrícula Digital, promovida pela Prefeitura de Marechal Deodoro, já está tendo reflexos nos procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação. Em uma semana de atendimento, já foram renovadas mais de 8 mil matrículas de alunos da rede municipal de ensino, todas tratadas como novos cadastros qualificados, consolidando uma base de dados mais precisa e organizada.
Além de facilitar o trabalho dos secretários escolares e melhorar a capacidade de resposta da Secretaria de Educação, o sistema oferece maior eficiência na troca de informações com o Censo Escolar, atendendo de forma ágil e precisa às diretrizes do Ministério da Educação. Isso garante que os dados educacionais do município estejam sempre alinhados às exigências nacionais, promovendo maior transparência e confiabilidade.
O Sistema de Matrícula Digital também contribui significativamente para a integração com programas educacionais, permitindo a aplicação de políticas públicas de maneira mais rápida e eficiente. Com essa ferramenta, Marechal Deodoro dá um passo definitivo na modernização da educação, trazendo mais praticidade, agilidade e inovação para toda a comunidade escolar.
Prazo de renovação prorrogado
A Secretaria Municipal de Educação estendeu o prazo para renovação de matrículas até o dia 24 de janeiro, oferecendo mais tempo para que os estudantes garantam sua permanência nas escolas do município. Os responsáveis devem ficar atentos às novas datas e aos documentos necessários para garantir as vagas.
As transferências internas entre unidades de ensino permanecem no prazo entre os dias 23 e 24 de janeiro. Por fim, as matrículas para novos alunos serão abertas no dia 27 de janeiro, encerrando no dia 31 do mesmo mês.
Os documentos necessários são:
– Original e cópia da Certidão de Nascimento;
– Original e cópia do CPF do estudante;
– Original e cópia do laudo médico (para alunos com deficiência);
– Original e cópia do RG e CPF do responsável;
– 02 fotos recentes 3×4;
– Histórico Escolar ou declaração de conclusão do ano letivo (documento original para casos de transferência);
– Cópia do Cartão de Vacinas;
– Cópia do cartão SUS;
– Original e cópia do Cartão do Programa Bolsa Família;
– 2 (dois) números de telefone para contato;
– Comprovante de residência atualizado;
– Documentos de tutela ou guarda (caso a criança não resida com os genitores).
Os interessados devem apresentar toda a documentação necessária nas respectivas datas e comparecer na escola em que deseja matricular ou transferir os estudantes. Todas as instituições de ensino e suas comunidades escolares estão preparadas para receber as famílias deodorenses, fornecendo orientações e tirar quaisquer dúvidas sobre o processo.