07 / 10 / 24

Prefeitura de Marechal inaugura primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista de AL

A Prefeitura de Marechal Deodoro é o primeiro no Estado de Alagoas a disponibilizar na rede pública de saúde uma unidade referência no tratamento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Este é um local pensado para as famílias”, explicou o prefeito Cacau. “Aqui nós cuidaremos do todo, das pessoas com TEA e seus familiares, que também merecem atenção e carinho. Temos uma sala com toda a infraestrutura necessária para que os acompanhantes tenham um local apropriado para aguardar com conforto. E também pensamos no transporte, com uma van para buscar em casa e depois levá-los de volta às suas residências. É um serviço completo, e Marechal mais uma vez inova com inclusão e dignidade para quem tem TEA”, completou.

A secretária Arabella Mendonça parabenizou a gestão pela iniciativa voltada às políticas públicas de qualidade. “Esta unidade é a melhor estratégia de equipamento público no atendimento dessa demanda. Temos um serviço que é referência para essas famílias, e que não pensa em internar ou esconder da sociedade, como se fez durante muito tempo. Isso traz visibilidade, para que as pessoas possam respeitar e reconhecer o protagonismo de cada uma dessas pessoas”, afirmou.

Katiúscia, terapeuta ocupacional, diagnosticada com autismo e mãe de duas crianças que serão atendidas no Certea, se emocionou ao falar sobre suas experiências pessoais com o TEA. “Eu fiquei imensamente feliz quando o Cacau me convidou para fazer parte desse projeto e poder concretizar esse sonho. Cada detalhe foi pensado na funcionalidade, na independência, em atender bem a população, principalmente aqueles que não têm condições financeiras também”, disse, emocionada.

O Certea – O centro é resultado de um investimento de mais de R$ 5 milhões e conta com consultórios de Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia na área de Seletividade Alimentar e também de Linguagem, Fisioterapia, Neurologia e Psiquiatria, além de salas para atividades de Terapia Ocupacional, Integração Sensorial, Musicalização e Assistência Social.

Além disso, a unidade prevê a oferta de outras atividades à comunidade, como apresentações culturais (teatro, dança, música e cinema), esportivas (quadra poliesportiva, ginástica e piscina para aulas de natação/hidroginástica), formativas (capacitação e palestras com diversas temáticas voltadas às pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho) e autocuidado (atividades da vida diária).