Maio Amarelo: SMTT de Marechal Deodoro realiza campanha educativa

Encerrando o mês de maio incentivando a paz no transito

No cenário atual de um mundo cada vez mais conectado, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a insegurança no trânsito. As estatísticas revelam que existe um cenário alarmante de mortes e feridos nas estradas ao redor do mundo. Dentro desse contexto, surge o Movimento Maio Amarelo que é uma iniciativa que transcende fronteiras e une esforços para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de sinistros de trânsito. Em sua 11ª edição, o tema “Paz no Trânsito Começa por Você” ressoa um convite individual e interpela cada um de nós.

A base da paz no trânsito é construída sobre o respeito, responsabilidade e empatia. Respeito às leis, aos sinais e aos limites de velocidade; responsabilidade pelas escolhas de ação e reação; e empatia por cada vida que compartilha as vias, entendendo que cada pedestre, ciclista, motociclista e motorista é alguém com família, sonhos e o direito de chegar seguro ao seu destino.

Levando em consideração os números de acidentes no trânsito, segundo o Sr: Gilvano dos Santos, superintendente do município, o motivo mais frequente é: O desrespeito dos condutores com as regras de trânsito. “ Esse desrespeito da parte dos condutores, causam as infrações que consequentemente resultam em acidentes”. Para evitar que esses números cresçam ele acredita que. Quanto mais respeito os condutores tiverem com as leis do trânsito, menos acidentes vão ocorrer.

Diante disso, a prefeitura municipal de Marechal Deodoro junto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Marechal Deodoro (SMTT) durante todo mês de maio fizeram ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, como palestras, blitz educativa. Lembrando da importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção.

Para a superintendência municipal de transporte e trânsito de Marechal Deodoro (SMTT), uma das principais causas dos acidentes de trânsito é o uso do álcool ao volante. Para frisar a sobre a importância de não dirigir alcoolizado é necessário que se tenha cuidado não só consigo, como também com o próximo. “Que ao ingerir bebida alcoólica, as pessoas tomem cuidado, passe a chave, evitar o contato com volante e procurar um lugar para descansar são atitudes que podem ser tomadas para evitar consequentes acidentes.” completou o superintendente.