Revivendo a história: Marechal Deodoro ganha parque ecológico com mudas de pau-brasil

Parque Ecológico ABNT Copant foi inaugurado com o plantio de quarenta mudas da árvore-símbolo do país

A Prefeitura de Marechal Deodoro participou nesta terça-feira (30) da cerimônia de inauguração do Parque Ecológico ABNT Copant, na Praia do Francês. O parque revitaliza o local, com o plantio de quarenta mudas de pau-brasil, considerada a árvore símbolo do país.

A iniciativa, capitaneada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), conta com o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro e do Governo de Alagoas.

Para o Prefeito Cláudio Filho Cacau, esse é mais um momento histórico para o município. “Aqui estão representados quarenta países, revivendo a nossa história com o plantio de quarenta mudas de pau-brasil, mostrando a importância de Marechal Deodoro e do Francês para todo o Brasil e para o mundo. Agradeço à ABNT e à Copant pela confiança por escolherem a Praia do Francês para sediar esse evento”, afirmou Cacau.

Dentre os países representados na ação estão China, Canadá, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Uruguai, Espanha, França, Reino Unido e Suíça.

“Com uma ação como essa, conseguimos mostrar o orgulho que temos de nossa Marechal Deodoro, que foi a primeira capital de Alagoas, terra do primeiro presidente da República do Brasil”, completou o prefeito.

“Em nome da Copant, dos quarenta países e da ABNT, agradeço a colaboração da cidade de Marechal Deodoro na pessoa do Prefeito Cacau e de toda a sua equipe, que colaboraram para a viabilização desse sonho que estamos realizando. Tem um simbolismo muito forte por ser o local onde começamos a perder a nossa preciosa reserva florestal, quando os mercadores franceses vieram retirar o pau-brasil”, relatou o presidente da ABNT, Mario William Esper. Para ele, a participação de Cacau na ação foi imprescindível. “Nós tivemos a ideia, nós tivemos o sonho e o senhor realizamos esse sonho”, finalizou.

A Copant reúne os Organismos Nacionais de Normalização (ONN) das Américas e de outros países, sendo referência em normalização técnica e avaliação de conformidade nesses continentes, e promovendo o desenvolvimento técnico e integração regional.

O Parque Ecológico ABNT Copant tem ainda o apoio do IEC, SEDICs, SCC, CCN, ANSI, ASTM, Onearth Carbon, Algas, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Governo Federal.

‘Reescrevendo a história’

Depois do descobrimento do Brasil pelos portugueses, em 1500, mercadores franceses começaram a se interessar pelo pau-brasil, abundante na região. Diante disto, passaram a aportar numa praia onde hoje está situada a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e passaram a contrabandear a madeira com a ajuda de índios Caetés.