Após recomendação da Adeal, prefeito Cacau assina decreto proibindo aglomeração de animais em Marechal Deodoro
Decisão foi tomada após agência constatar um possível surto de raiva na região
Secom Marechal Deodoro
O prefeito Cláudio Filho Cacau decretou nesta quinta-feira (28) a proibição de aglomeração de equídeos e muares no município de Marechal Deodoro. A decisão foi tomada em decorrência da recomendação feita pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), após constatar um possível surto de raiva na região. A proibição, por sua vez, acarretou no cancelamento da Cavalgada do Trabalhador, que seria realizada neste domingo (01).
A equipe de veterinários da Adeal colheu material de animais para análise após suspeita de casos da doença em Marechal. Serão realizados exames em laboratórios oficiais, mas até o momento ainda não há informações conclusivas.
O prefeito Cacau, por meio de suas redes sociais, falou à população sobre a decisão e o cancelamento do evento, e ponderou que a cautela é necessária para evitar mais contágios e futuros problemas para os animais e até mesmo para o público.
“Acabei de receber da Adeal uma recomendação para suspensão de todas as atividades de cavalgada em Marechal Deodoro. Existe a possibilidade de acidade estar passando por um surto da síndrome nervosa da raiva e, com isso, para manter a segurança sanitária de todos os equinos e também o risco de proliferação para os humanos, estamos baixando um decreto proibindo manifestações de rua com aglomeração de animais”, explicou o prefeito.