Marechal Deodoro recebe título de município com maior desenvolvimento sustentável de Alagoas

O Município recebe o título através do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis.

Texto: João Victor Maciel/Fotos: Wellington Alves

Marechal Deodoro se destaca, mais uma vez, como referência no Estado. Desta vez, o município recebe o título de cidade com maior desenvolvimento sustentável de Alagoas, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis.  A seleção acontece através da avaliação de acordo com os mais diversos critérios,  contemplando capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, considerando ainda, todos os biomas do país.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, o destaque é fruto de um pacote de ações contínuas realizadas pelo município nos últimos anos. A avaliação realizada neste índice contempla diversas áreas que colaboram com o desenvolvimento da sociedade. Fatores como Educação, Saúde e Bem-estar são levados em conta e, em todos os pontos, Marechal Deodoro foi aprovada com louvor.

Programas Municipais como o Merenda da Terra, são exemplos de iniciativas que deram ao município o título de mais sustentável de Alagoas. O programa tem como objetivo o fomento e incentivo à agricultura familiar de Marechal Deodoro. Por não ter um local próprio para o plantio, os agricultores acabavam usando propriedades privadas para o desenvolvimento de suas atividades, de forma irregular. Pensando nisso, a Prefeitura arrendou 50 hectares de terra, sublocando a área para que os agricultores pudessem plantar em um novo espaço com segurança e garantia da colheita.

Todos os alimentos produzidos são comprados pela Prefeitura e utilizados para a produção da merenda escolar da rede de ensino municipal. Através do Merenda da Terra, são desenvolvidas áreas como Educação, Economia e Meio Ambiente. Todos esses são temas considerados na avaliação.

Mateus Gonzalez, secretário de Meio Ambiente, afirma que  o município de Marechal Deodoro tem pautado suas ações com o objetivo de atender as metas estipuladas pelas Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Ele explica que, no total, são 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável, os chamados ODS, com 169 metas a serem alcançadas.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, celebrou o título e reafirmou seus esforços em continuar trabalhando em prol do município.

“Este título vem para confirmar que estamos no caminho certo: do desenvolvimento. Nossa gestão tem realizado um esforço conjunto que agrega diferentes níveis de governo, empresas e a sociedade como um todo. São ações voltadas para as melhorias nas áreas de educação, infraestrutura, saúde, social e de meio ambiente. Todo esforço é direcionado em busca de alcançar as metas estipuladas, e o resultado é a mudança na qualidade de vida da população.” afirmou o prefeito.