Gripe H3N2: Prevenção é o melhor caminho. Confira!
O Brasil não possui vacinas específicas para a variante H3N2, que está atingindo o país, sendo assim a prevenção é o melhor caminho.
Texto: João Victor Maciel (estagiário)
O vírus H3N2 é o responsável pelo aumento de casos de gripe em diversas cidades do Brasil, inclusive em Marechal Deodoro. Este vírus é uma variante da influenza A, um dos principais causadores da gripe comum e dos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, principalmente, quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
O Brasil possui vacinas que protegem contra o vírus Influenza A e B, no entanto, elas não são específicas para a variante H3N2, que está atingindo o país, sendo assim a prevenção é o melhor caminho. Por se tratar forma de um vírus respiratório, a prevenção da Influenza é a mesma da Covid-19.
- Utilize a máscaras de proteção, sobretudo, em ambientes fechados e ao sair nas ruas.
- Higienize sempre as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Evite ambientes e eventos que haja aglomerações;
- Evite ambientes fechados e contato com pessoas com sintomas gripais;
- Em caso de suspeita, procure atendimento médico na unidade de saúde ou urgência e emergência.
SINTOMAS
Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. As manifestações da doença são mais intensas nas primeiras 48 horas, sendo essa uma das principais diferenças da Covid-19. Caso sejam apresentados alguns dos sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde.
Durante o período de contato com o vírus e o início dos sintomas, ou até em casos assintomáticos, o paciente pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, acima de tudo febre.