“Profissionaliza Marechal”: Prefeitura capacita mais de 100 deodorenses para mercado de trabalho

A iniciativa conta com a parceria entre a Prefeitura de Marechal Deodoro, empresas privadas e o sistema FIEA – SENAI/SESI.

Geração de mais emprego e renda aos deodorenses. A Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou mais cinco turmas do programa municipal “Profissionaliza Marechal”, que tem por objetivo capacitar e preparar os deodorenses para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. A iniciativa conta com a parceria entre o município, empresas privadas e o sistema FIEA – SENAI/SESI. Nesta etapa, 100 deodorenses iniciaram a capacitação.

Em Marechal Deodoro, foi dado o pontapé inicial nas aulas dos cursos de logística e produção de plástico, sendo 80 alunos somente para a cadeia do plástico. O programa tem recebido o apoio de empresas do Polo Industrial Multifabril José Aprígio Vilela, como a Pointer Revestimentos Cerâmicos.

A expectativa do programa é capacitar, em média, 300 deodorenses com a possibilidade de empregos gerados ainda este ano. O foco geral é a empregabilidade em serviços da cadeia de plástico, construção civil e turismo. As primeiras turmas já estão em processo de finalização do curso. Ainda este mês, 40 pessoas já estarão capacitadas para o mercado de trabalho.

O Profissionaliza Marechal firmou uma parceria com o sistema FIEA – Senai/Sesi, referência nacional na capacitação profissionalizante. Os treinamentos acontecem com aulas teóricas que visam instruir quanto à técnica e também o lado social.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o programa é um dos maiores passos de Marechal Deodoro, sendo fundamental para impulsionar a geração de empregos no município e ainda entregar ferramentas eficientes para a capacitação dos trabalhadores.

O prefeito Cacau tem participado de todo o planejamento do programa bem próximo à organização de todas as ações. Ele conta que em conversas com empresários do Polo percebeu a dificuldade de empregabilidade dos deodorenses por falta de qualificação profissionais. Assim surgiu a vontade do prefeito em achar alternativas para mudar esse cenário.

“O momento em que esses alunos vivem agora é uma oportunidade de mudar a vida de muita gente. Todos os alunos ganharam algo que jamais podem ser retirados deles: o conhecimento. É investindo em pessoas que veremos Marechal crescer ainda mais. Fico feliz em ver o início de um projeto como este: mais de cem deodorenses contribuindo com as suas próprias melhorias, e consequentemente, melhorando também a vida do nosso povo” afirmou o prefeito.