Marechal Deodoro: Prefeitura realiza a testagem de mais de 250 taxistas, cobradores e motoristas alternativos

Motoristas que testaram positivo foram afastados, temporariamente, evitando a proliferação da doença com foco na saúde e segurança da população deodorense.

Texto: Toni Souto | Fotos Wellington Alves.

Como medida de enfrentamento ao aumento dos casos da Covid-19 em Marechal Deodoro, o município realizou testagens em todos os motoristas alternativos, cobradores e taxistas do município, durante último final de semana. No total, foram testados 256 profissionais da categoria. Os motoristas que testaram positivo foram afastados, temporariamente, evitando a proliferação da doença com foco na saúde e segurança da população deodorense.

No último sábado (06), o prédio da Escola Governador Luiz Cavalcante (Faculdade) recebeu 124 taxistas da linha municipal para testagens com relação a infecção do novo Coronavírus. No total, 71 negativaram para a Covid-19, 26 indicaram IgG, ou seja, já tiveram e estão curados da doença. Os outros 27 motoristas testaram positivo IgM ou IgM/IgG com indicação de transmissibilidade da doença.

Já no domingo (07), a vez foi dos motoristas e cobradores dos transportes complementares. Dos 132 profissionais testados, 103 deram negativos, 16 curados e 13 testaram positivo para a Covid-19. Todos os motoristas, taxistas e cobradores que indicaram possível transmissão da Covid-19 receberam orientações de profissionais da saúde, foram encaminhados para o atendimento médico e isolamento social em suas residências. Todos os casos positivos foram assintomáticos.

A ação teve por finalidade tratar os infectados e tirá-los de circulação, até estarem curados, para evitar a proliferação da doença na cidade. No local, equipes da Secretaria de Saúde ainda higienizaram 50% dos micro-ônibus alternativos e o outros 50% serão desinfetados nesta segunda-feira (08).

“Com essa onda de aumento do casos de Covid-19, nós que trabalhamos dia-a-dia com passageiros, a gente não sabe como está a situação, tanto do taxista, quanto do passageiro. Por isso solicitamos ao prefeito Cacau essas testagens e ele prontamente se colocou a disposição. Agrademos o empenho do nosso gestor e da secretária Tânia”, afirmou Genival Alves, presidente da Associação dos Taxistas de Marechal Deodoro.

BARREIRA SANITÁRIA.

Durante o final de semana, a Prefeitura de Marechal Deodoro também realizou diversas barreiras sanitárias, com o foco na orientação e fiscalização de deodorenses e visitantes.

Na sexta-feira (05) e na manhã do sábado (07), a Feira Livre da cidade recebeu duas barreiras em dois portões de entradas. No local, foi fiscalizada a utilização do uso da máscara, higienização das mãos dos feirantes e compradores, além da aferição da temperatura de todos que adentravam ao pátio. Veículos e crianças menores de 10 anos foram proibidos de entrar.

Já no sábado (06) e no domingo (07), a Praia do Francês recebeu a barreira sanitária em dois pontos. Ao início da Avenida Caravelas, agentes da SMTT junto a funcionários das Secretarias de Saúde e do Turismo, abordaram os ônibus de turismo passando todas as orientações de segurança, higienizando as mãos e aferindo a temperatura dos visitantes. Já na entrada da Praia do Francês, uma outra blitz abordou os veículos privados, com as mesmas orientações e fiscalizações.

Na Praia do Francês só foi permitida a entrada de veículos e pedestres que atendiam as recomendações de segurança. As pessoas que apresentaram sintomas gripais ou temperatura acima de 37,5º foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce.