Nesta sexta (05): Prefeitura e Governo do Estado entregam cartões do Programa CRIA
As gestantes irão receber cartão que garante benefício de R$100,00 para grávidas beneficiárias do Programa Bolsa Família
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Governo do Estado, irá realizar a entrega dos cartões do Programa Criança Alagoana (CRIA), para as gestantes que estão inscritas no CadÚnico e são beneficiárias do Programa Bolsa Família. A entrega acontece na próxima sexta-feira (05), no Ginásio Poliesportivo Antônio José de Lima, no Barro Vermelho.
Neste primeiro momento a entrega será para as gestantes que se inscreveram no programa durante o ano de 2020. As deodorenses deverão levar todos os documentos originais, como também registro da criança, caso já tenha nascido.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o município irá beneficiar nesta primeira fase 224 gestantes, que com o programa receberão mensalmente R$100,00.
Com a ampliação do programa, o município irá começar a cadastrar gestantes e crianças de 0 a 5 anos e crianças de 0 a 6 anos que sejam portadoras de síndrome congênita por zika vírus. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tanto Marechal Deodoro, quanto outros municípios alagoanos estão no aguardo dos critérios e atualização dos sistema CRIA do Governo do Estado para divulgação e realização deste cadastro.
Para as gestantes que estão fazendo o cadastro neste ano que, segue até meados de fevereiro, o benefício poderá ser liberado no mês de março.
O PROGRAMA CRIA
De acordo com o Governo de Alagoas, o Programa CRIA – Criança Alagoana foi instituído em 2018 por meio da Lei Estadual nº 7.695. Baseada em conceitos e práticas intersetoriais e multidisciplinares, a iniciativa congrega uma série de protocolos, ações e realizações que envolvem e interligam as áreas da Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social com o objetivo de aprimorar os cuidados para gestantes, bebês e crianças até 6 anos de idade que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Confira a lista de gestantes por Unidade de Saúde:
Relação de Gestantes – UBS Vila Altina
Relação de Gestantes – UBS Taperaguá
Relação de Gestantes – UBS Santa Rita
Relação de Gestantes – UBS Rua Nova – Massagueira
Relação de Gestantes – UBS Res. Gislene Matheus
Relação de Gestantes – UBS Poeira
Relação de Gestantes – UBS Pedras
Relação de Gestantes – UBS Malhadas
Relação de Gestantes – UBS Francês
Relação de Gestantes – UBS Estiva
Relação de Gestantes – UBS Conj. José Dias
Relação de Gestantes – UBS Cabreiras
Relação de Gestantes – UBS Barro Vermelho