Lei Orçamentária: Prefeitura disponibiliza questionário para consulta popular
Com a participação da população, esse mecanismo gera mais confiança e melhora a qualidade da governança no município
Como prática da democracia e pondo em exercício os cumprimentos da lei, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria de Finanças, está disponibilizando um questionário para que a população deodorense possa sugerir e participar da elaboração da Lei Orçamentária Municipal para o ano de 2021.
Durante o processo de elaboração do orçamento municipal, a cada exercício financeiro, o município tem a obrigação de estimar suas receitas e fixar suas despesas na Lei Orçamentária Anual, sendo elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ambos, PPA e LDO, são definidos pelo Poder Executivo, a partir de discussões com a comunidade.
Essa consulta pública é chamada de orçamento participativo. Com a participação da população, esse mecanismo gera mais confiança e melhora a qualidade da governança no município. Para participar, os deodorenses podem acessar clicando AQUI para dar opiniões e sugestões colaborando assim com a administração municipal.
De acordo com o Controlador Geral do Município, Arykoerne Lima, a realização de consultas públicas é a medida que chancela o direito fundamental do cidadão influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.
“Esse mecanismo é chamado de orçamento participativo, e, tendo em vista a participação popular, gera confiança e melhora a qualidade da governança no município, contribuindo para redução da corrupção e o mau gasto dos recursos públicos”, disse.