Prefeitura celebra início da obra de restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

O anuncio do início das obras do santuário aconteceu na noite deste domingo (26), logo após o translado da imagem da santa para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sua “casa” provisória.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves – Divulgação

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Marechal Deodoro, será totalmente restaurada. A ordem de serviço para o início das obras do santuário aconteceu na noite deste domingo (26), logo após o translado da imagem da santa para sua “casa” provisória.

Avaliada em 2,3 milhões em recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o projeto de restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal equipamento histórico religioso da cidade, foi planejado pela equipe técnica da Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, da Prefeitura de Marechal Deodoro, numa parceria junto aos técnicos do IPHAN – Alagoas.

O recurso, de cunho federal, foi garantido após um pleito do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau. O projeto contempla, inicialmente, reparar problemas estruturantes do prédio, como fissuras na alvenaria, perda de reboco, infiltrações, combate a infestações de insetos, fissuras de coberta e piso, contando também com reforma e instalação de um novo sistema elétrico, hidrosanitário, além de implantação de sistema contra incêndio e de segurança.

Após os reparos e manutenção da estrutura física, a obra iniciará o processo de restauração dos equipamentos artísticos e históricos, como a recuperação dos altares, com policromia e detalhes em madeira, sanefas, tribunas, púlpito, couro e torre – todos elementos integrados à arquitetura da edificação. A obra também contempla a construção de novos banheiros e uma área de serviço garantindo melhor funcionalidade às tarefas e o conforto aos usuários. Os banheiros foram idealizados de acordo com os pleitos da comunidade e projetados em atendimento às exigências e padrões de acessibilidade.

As atividades da Igreja Matriz, provisoriamente, serão realizadas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que fica localizada no Complexo Carmelita, no bairro do Carmo. A obra de restauro da igreja tem previsão de 16 meses.

A IGREJA MATRIZ

Sem registros para precisar a data de construção da matriz de Nossa Senhora da Conceição, algumas fontes indicam que a mesma já existia em 1654 e que foi edificada pelo português João Esteves, em troca das terras do atual distrito de Massagueira. Foi queimada e destruída pelos holandeses quando da invasão do território.

No ano de 1672 os habitantes da vila voltaram a levantar o monumento, que foi concluído muito anos depois, em 1783. A obra é marcada pelo predomínio dos traços do estilo rococó.

Além de toda significação religiosa que inspira, foi na matriz, em 1819, que foi empossado o primeiro governador da Capitania de Alagoas. Em 1860, o Imperador D. Pedro I, juntamente com a Imperatriz Dona Teresa Cristina visitaram o monumento. Nesta igreja foi, também, celebrado o casamento do Major Mendes da Fonseca com Rosa da Fonseca. Assim como foram, neste templo, batizados todos os seus filhos, entre eles, Marechal Deodoro.