Julho Verde: Secretaria de Saúde inicia trabalho de combate ao Câncer de Boca e Pescoço
Durante o mês, cirurgiões dentista do município estarão trabalhando a prevenção e tratamento da doença, promovendo atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer
Texto: Antônio Carlos Souto
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, iniciou um ciclo de palestras nas Unidades de Saúde do município, em alusão ao Julho Verde, que tem o objetivo de conscientizar e combater o Câncer de Cabeça e Pescoço.
Durante o mês, cirurgiões dentistas do município estarão trabalhando a prevenção e tratamento da doença, através de atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer. Nesta semana, foram realizadas ações no Programa Saúde da Família (PSF) do Barro Vermelho, e Unidade Básica de Saúde (UBS) de Taperaguá e Poeira. A programação segue para as Unidades de Saúde da Malhadas, Conjunto José Dias e Terra da Esperança, além da Colônia de Pescadores Z-06.
O objetivo da iniciativa é estimular a prevenção do Câncer de Boca e Pescoço pela “boca a boca”, por meio de conversas, palestras e orientações. A coordenadora de Saúde Bucal do município, Thália Lima, explica a ação.
“Sendo a boca um dos alvos da doença, acreditamos que é por meio dela que deve sair a mensagem de alerta. A infecção pelo papiloma vírus, que é o HPV, tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença. Precisamos combater”, afirmou.
A DOENÇA
Anualmente, são diagnosticados cerca de 41 mil novos casos de Câncer de Boca ou Pescoço, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.