Programa de Saúde na Escola realiza roda de conversa com alunos das escolas municipais
As palestras são realizadas com as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE), das Secretarias de Saúde e Educação, estão realizando rodas de conversa nas escolas municipais para tratar com os alunos sobre abuso sexual. Na manhã desta quarta-feira (08) foi a vez da Escola Municipal Joviniano Rodas receber a palestra.
As rodas de conversa fazem parte de uma série de ações em lembrança ao dia 18 de maio, data de combate ao abuso sexual. O intuito da ação é realizar uma prevenção de violência e alertar as crianças e os adolescentes para identificar quando os casos de abuso sexual, seja em uma situação com ela mesma ou a uma pessoa próxima. No total, 16 unidades educacionais do município receberão as ações.
De acordo com a psicóloga do CRAS, Izabela Rodrigues, a informação é a chave para que se possa diminuir os casos e, consequentemente, acabar com o abuso sexual.
“Muitas crianças não sabem diferenciar o carinho bom e o carinho mal por parte de seus familiares. E estudos comprovam que na maioria dos casos, os abusos são feitos por pessoas da própria família. E nessa ação estamos orientando para que as crianças e os adolescentes saibam diferenciar, mostrando também que eles devem procurar uma pessoa próxima e de sua confiança para falar sobre o assunto e buscar ajuda”, explicou.