Inclusão: Alunos da educação especial visitam sede da Filarmônica Santa Cecília
Durante toda esta quarta-feira (27), mais de 50 alunos puderam visitar e conhecer a história da Filarmônica mais antiga do município
Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)
Visando incluir e possibilitar maiores conhecimentos além da sala de aula, a Secretaria de Educação levou os alunos do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) para uma aula de campo na Filarmônica Santa Cecília. Durante toda esta quarta-feira (27), os estudantes estiveram visitando o local no período da manhã e da tarde.
O intuito da visita foi oferecer aos alunos uma aula diferenciada. Na ocasião, o professor de música dos alunos do NAEE falou sobre a história da Filarmônica Santa Cecília, conhecendo os principais pontos. Além disso, os estudantes conheceram as cores da bandeira de Marechal Deodoro, os instrumentos musicais e a finalidade que cada um deles possuem. E por fim, puderam conhecer também os quadros e os instrumentos que atualmente compõem a banda.
No total, 57 alunos participaram da aula de campo. Sendo 21 estudantes no horário da manhã e 36 no período da tarde. Os alunos do NAEE já participaram de diversas ações no município, possibilitando assim mais inclusão, entre elas, visita ao VLT para conhecer os meios de transportes; “Natal mais que especial” em que os alunos escreveram cartas de final de ano para o Papai Noel dos correios; entre outras.
A técnica da educação inclusiva da Secretaria de Educação, Cristina Ferreira, contou que ações como esta garante que o aluno especial possa se sentir incluso nas atividades, além de garantir maiores conhecimentos fora da sala de aula.
“A importância, além da inclusão, é que o pouco que eles aprendem torna-se enriquecedor para eles e para a família que almeja o melhor para seus filhos. Alguns por terem deficiência leve conseguem desenvolver alguma habilidade e passa a ser aceito no campo profissional”, disse a técnica.