Programa Qualifica: Equipes das Unidades de Saúde iniciam curso de Desenvolvimento de Equipes
No segundo curso do Programa, os colaboradores das unidades irão trabalhar suas competências e habilidades para trabalhar em conjunto, com oficinas e dinâmicas em grupo
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o segundo curso do Programa Qualifica, nessa quinta-feira (24). Dessa vez, o curso será de Desenvolvimento de Equipes, que vai atender a todos os funcionários das unidades de saúde do município.
Neste curso, os colaboradores das unidades irão discutir sobre suas competências e habilidades para trabalhar em equipes, com oficinas e dinâmicas em grupo. As unidades de saúde do Bairro de Taperaguá e do Povoado Pedras participaram do primeiro encontro do curso, e na próxima semana, será a vez das unidades do Povoado Malhadas e da Ilha de Santa Rita.
No total serão nove encontros, sendo cada um com duas unidades de saúde. O curso acontece todas as quintas e participam médicos, técnicos e agentes de saúde, além de diretores.
No curso de Desenvolvimento de Equipes, são abordados assuntos como inteligência emocional, habilidade, competências e atitudes, relacionamento interpessoal, comunicação, postura e boas maneiras, além de pensamento sistêmico e agilidades.
Para o Clínico Geral do PSF de Taperguá, Claudovan Duarte, o curso foi muito importante, pois segundo ele, é dessa maneira que as equipes conseguem trabalhar em conjunto para um melhor desempenho na saúde municipal.
“Eu acho esses cursos muito importantes, pois envolvem toda a equipe das unidades de saúde, aqui trazemos a realidade dos nossos locais de trabalho e com dinâmicas a gente conseguiu refletir sobre atitudes que temos no dia a dia. Toda a equipe do PSF de Taperaguá está aqui hoje, e isso é muito bom, porque cada um pôde expor suas opiniões e juntos conseguimos melhorar a convivência”, disse.
De acordo com o psicólogo e Especialista em Psicologia e Comportamento Organizacional, Bresser Diniz, que ministra todos os cursos, dessa vez as equipes das unidades de saúde vão trazer as problemáticas para a sala de aula, para que os assuntos dados, possam solucionar os principais problemas. “O principal intuito deste curso é fazer com que as equipes participem de dinâmicas que possam levar a realidade de cada uma, para que possam refletir e tentar mudar as atitudes”, explicou.
Cronograma dos próximos encontros:
07/06- Malhadas e Ilha de Santa Rita
14/06- Massagueira e Francês
21/06- Poeira e Barro Vermelho
28/06- José Dias e Terra da Esperança
05/06- Estiva e Vila Altina
12/07- Riacho Velho, Rua Nova e Gislene Matheus
19/07- Denison e Estácio de Lima
26/07- Barra Nova e Tuquanduba