Programa de Saúde na Escola inicia Campanha Passando o Pente Fino nas escolas municipais

Campanha tem como objetivo tratar e erradicar a ocorrência de piolhos nas crianças na Educação Infantil e nos alunos com idade entre 6 e 11 anos

Texto: Sthefane Ferreira

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa Saúde na Escola, iniciou a Campanha Passando o Pente fino nos Núcleos de Educação Infantil (NEI) e nas escolas com Educação Fundamental I, que atende alunos de 6 a 11 anos. O programa tem o objetivo de erradicar e tratar a infestação por piolhos nas escolas.

Até o final desta semana, equipes das Unidades de Saúde de referência vão até as escolas para falar sobre a campanha. No caso dos NEIs, a campanha é apresentada aos pais, que assinam um Termo Livre e Esclarecido autorizando o uso do medicamento nos filhos que que precisem. Já nas escolas com Educação Fundamental I, as equipes fazem a reunião explicando aos alunos e eles levam o Termo para que os pais assinem autorizando o uso do medicamento.

Nos NEIs, as equipes farão a aplicação da Loção de Permetrina, nos alunos identificados com a pediculose dentro na Unidade Escolar. Já com os alunos maiores, a medicação será aplicada somente nos alunos que necessitem e que tenham apresentado o Termo Livre e Esclarecido assinado pelos pais ou responsáveis.

A campanha é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, por meio do Programa de Saúde da Escola (PSE).