Estudantes da rede municipal começam a ser medicados para prevenir Verminoses
Pais e responsáveis participaram de reuniões para se informar sobre o tratamentos. Além disso, ação acontece paralela à busca ativa de casos de hanseníase
Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola iniciou as ações da Campanha da Hanseníase e Verminoses nas escolas municipais. A campanha tem o intuito de atender alunos de 5 a 14 anos, matriculados no ensino fundamental.
Antes de iniciar as ministrações do comprimido da verminose, as equipes do PSE e enfermeiras das unidades de saúde próximas das escolas fizeram reuniões com os pais para explicar sobre as doenças e como deve ser feita a prevenção.
Após a reunião os pais assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um documento que autoriza que os filhos participem de forma efetiva das campanhas tanto das verminoses como da hanseníase.
Verminoses
Com o Termo de Consentimento as equipes de enfermagem das unidades de saúde de referência das escolas iniciaram o tratamento das verminoses nos alunos. Todos eles irão tomar uma dose única de Albendazol de 400mg.
O medicamento age contra as verminoses que são doenças provocadas por parasitas como lombrigas e que podem causar problemas como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal e diarreias frequentes. Além disso as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldades de aprendizagem.
Hanseníase
Já a campanha de diagnóstico precoce da Hanseníase, a estratégia consiste na utilização da ficha de autoimagem que contempla sinais e sintomas sugestivos da doença. A ficha é entregue aos pais, durante as reuniões, e devem ser preenchidas e posteriormente devolvida à escola.
Em casa, os pais devem observar se os filhos possuem alguma mancha de pele. Caso tenha, o pai marca na ficha o local onde localizou alguma mancha. Ao receber as fichas preenchidas nas escolas, as equipes de saúde irão observar as fichas e, avaliar todos os alunos que os pais tenham identificado algum sinal no corpo. Caso haja alguma mancha sintomática da doença, o aluno é encaminhado para atendimento médico e, em seguida, tratamento, caso confirme a doença.
A hanseníase é uma doença que atinge a pelo e nervos, podendo afetar a face, braços, pernas, mãos e pés. Se não for tratada, pode causar incapacidade ou deformidades, além de ser transmitida pela respiração.
A campanha segue até o próximo dia 13 e é de prevenção. Caso o aluno não tenha participado da campanha na escola, o pai pode levar até a Unidade de Saúde e solicitar a participação nas campanhas.