Prefeitura e Emater firmam convênio em busca de melhorias para a agricultura deodorense
Dentre os benefícios da parceria, a iniciativa prevê capacitar e habilitar o município para a emissão das DAP’s: documento de identificação da agricultura familiar
Texto: Antônio Carlos Souto
O secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Marechal Deodoro, Matheus Gonzalez, se reuniu nesta segunda-feira (12) com representante do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) para o firmamento de um convênio entre as instituições.
Durante a reunião, que foi realizada na sede da Emater, em Maceió, foram discutidos meios assistenciais aos agricultores deodorenses, ficando definido a iniciativa de capacitar e habilitar o município para a emissão das DAP’s – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O DAP é o documento de identificação da agricultura familiar e pode ser adquirido pela pessoa física, os agricultor e agricultora familiar, assim como por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias. Esse documento permite ao pequeno agricultor uma habilitação para que consiga financiamento do PRONAF, além de dar acesso as outras políticas públicas, a exemplo da venda de alimento para merendas escolares.
O secretário de Meio Ambiente, Matheus Gonzalez, falou do convênio. “É um passo importante para o agricultor. É dar assistência técnica a essa categoria, e também estudar junto com eles, para que possamos levantar e organizar o arranjo produtivo do pequeno produtor”, afirmou.