Coleta Seletiva: Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro realiza coleta de materiais recicláveis
Junto com a Coopmar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando palestras em diversos estabelecimentos e condomínios para falar sobre a importância da coletiva seletiva e seus benefícios
Texto: Sthefane Ferreira (Estagiária)/Fotos: Wellington Alves
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar) estão implantando a coleta seletiva em Marechal Deodoro. A iniciativa, além de proteger o meio ambiente, rem o objetivo de gerar fonte de renda aos catadores do antigo lixão, hoje cooperados.
Para conscientizar e informar sobre a importância da destinação correta dos resíduos e quais materiais podem ser reciclados, junto com a cooperativa, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando palestras em diversos estabelecimentos comerciais, pousadas e condomínios, para falar sobre a importância da coleta seletiva e seus benefícios. Após a palestra, quem se interessa em destinar o lixo corretamente e separar o recicláveis, realiza um cadastro com a secretaria pelo Sistema Online de Gestão de Resíduos, e passa a ter o material coletado todas as segundas-feiras.
Após a coleta, os integrantes da Cooperativa fazem a separação dos materiais que serão reaproveitados e vendidos. Os utensílios mais recolhidos são papel, alumínio, plástico e vidro.
A coleta é realizada todas as segundas, pela manhã no centro da cidade, e pela tarde nos condomínios Granville, Mares do Sul e em algumas pousadas do francês, por meio de agendamento feito na Secretaria de Meio Ambiente.
Atualmente, a cooperativa conta com 27 integrantes e um caminhão para fazer o recolhimento do lixo. Para as casas e pequenos estabelecimentos, neste primeiro momento, a cooperativa ainda não está indo recolher, mas quem tiver interesse, pode deixar o material na sede na cooperativa, que fica localizada na Rodovia Edival Lemos, em frente à Autoescola Vitória.
Para realizar o agendamento da coleta ou saber mais informações é necessário ligar para: 82 99164-7173 / 82 99197-6238.
Confira os materiais que são recicláveis e os que não são:
Papel: Recicláveis- jornais, revistas, caixas, papelão, papéis; não recicláveis- etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis sujos em geral
Metal: Recicláveis- Latas de alumínio, latas de aço; não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.
Plástico: Potes de alimentos, garrafa PET, garrafas de água, embalagens de plásticos em geral, peças de brinquedos e baldes; não recicláveis- cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, plásticos sujos ou contaminados, copos descartáveis.
Vidro: Recicláveis- podem ser inteiros ou quebrados, tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens; não recicláveis- espelhos, cristal, ampolas de medicamentos sujas, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.