Agentes de Saúde iniciam trabalho com tablets nesta segunda-feira (07)
Ferramenta E-SUS+, além de trazer agilidade, vai possibilitar a formação de um banco de dados e fazer a gestão das informações dos pacientes
Texto e Fotos: Izabelle Targino
A ação faz parte do Programa Saúde Pra Já, da Secretaria Municipal de Saúde. Para usar esta nova ferramenta, todos os agentes comunitários participaram de um treinamento, durante toda a semana passada, para conhecer e aprender o sistema. O curso foi ministrado pelo representante da empresa Sysvale Softgroup, Eugênio Marques.
Com o uso dos tabletes, os agentes deixarão de usar o papel e passarão a fazer um cadastro de todos dos moradores atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde no novo sistema, pelos próximos noventa dias.
De acordo com o secretário de Saúde, Aérton Lessa, além de economia e agilidade, a nova ferramenta vai trazer informações precisas sobre os usuários.
“Vamos acabar de vez com o papel e a gente vai ter uma base de dados. Se a secretaria quiser fazer uma ação direcionada aos idosos, por exemplo, não tem as informações de quantos são, onde estão. Quando finalizar o cadastro dos usuários, teremos todos estes dados à disposição em um sistema que vamos acessar pelos computadores”, explicou.
Os agentes irão preencher todos os dados durante as visitas, e ao voltar para a Unidade de Saúde, conecta o equipamento à internet e envia as informações para o sistema central, onde fica arquivado o banco de dados.