Prefeitura capacita coordenadores e enfermeiros para uso de nova tecnologia na Atenção Básica

A nova ferramenta de gestão da Atenção Básica vai possibilitar à Secretaria de Saúde formar um banco de dados dos usuários da saúde pública, por meio do uso de tablets.

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Hiarlley Sabino

imgl0261As ações do Programa Saúde Pra Já em Marechal Deodoro estão avançando. Além das obras nas unidades de saúde e ampliação das consultas e exames, a Prefeitura de Marechal Deodoro também vem investindo no uso de tecnologia. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde adquiriu uma ferramenta que vai fazer a gestão da Atenção Básica no município, o E-SUS+.

A ferramenta, que já está pronta para execução, será usada a partir do mês de agosto no município. Para isso, a Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (28), um workshop com os coordenadores dos programas da Atenção Básica e enfermeiras dos PSFs para apresentar a nova ferramenta, e como vai funcionar nas unidades de saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, a aquisição da nova tecnologia é um grande avanço na gestão das informações dos usuários da saúde pública.

imgl0250“Este é o primeiro momento para iniciarmos o trabalho, já que as enfermeiras são as responsáveis pelo recebimento das informações. Com o uso da ferramenta, agora vamos ter os dados da saúde da população deodorense. Este é o nosso grande objetivo, porque vimos nestes primeiros meses de gestão, que a secretaria não possui estas informações. Se a gente quiser fazer uma ação para os idosos, por exemplo, nós não sabemos quem são eles, onde estão e quantos são. As poucas informações que possuímos estão incompletas e defasadas. Além disso, vamos acabar com o uso do papel”, disse o secretário.

A ferramenta será usada pelos Agentes Comunitários de Saúde por meio de tabletes. A entrega dos tabletes e o treinamento com os agentes serão realizados na próxima semana.