Skip to content

Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro participa de capacitação sobre Coleta Seletiva

Além de Marechal Deodoro, oficina foi destinada aos servidores dos municípios da região metropolitana de Maceió e segue até esta sexta-feira (10)

imgl0476Buscar uma cidade sustentável e que realize a destinação correta do lixo é uma das premissas da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro (SEMMAD). Sabendo dos esforços da nova gestão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), iniciou nesta quinta-feira (09), no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Centro de Marechal Deodoro, a Oficina de Educação Ambiental para a Implantação da Coleta Seletiva nos municípios.

O evento foi destinado aos funcionários envolvidos na coletiva seletiva dos municípios alagoanos pertencentes à Região Metropolitana de Maceió. Além de Marechal Deodoro, participaram da capacitação servidores dos municípios de Paripueira, Coqueiro Seco, Pilar, Santa Luzia do Norte, funcionários da empresa MS2 reciclagem e presidentes de associações de moradores de Marechal Deodoro.

A Oficina de Educação Ambiental é um programa da SEMARH, previsto na Política Estadual de Resíduos Sólidos, que tem o intuito de fazer a capacitação dos municípios para a educação ambiental e coleta seletiva.  O secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, falou da importância do município ter sido sede da oficina.

“A coleta seletiva faz parte da educação ambiental. Se não houver uma conscientização, a população não vai fazer. Essas capacitações já vêm sendo realizadas em alguns municípios, e nós batalhamos para trazer para Marechal Deodoro. A ideia hoje é abranger todos os gestores e demais envolvidos no programa de coleta seletiva de Marechal, para que a gente tenha mais elementos e ferramentas para poder fazer a conscientização da população como um todo”, afirmou.

Em Marechal Deodoro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já vem articulando projetos e programas voltados à conscientização e educação ambiental para destinação correta dos resíduos sólidos. Dentre as ações municipais, está o recolhimento de pneus, realizado em parceria com a SEMARH; a produção de óleo lubrificante, que está sendo articulado por meio do programa Jogue Limpo; além da reutilização de óleos de cozinha para a produção de sabonetes e detergentes naturais.

A capacitação segue até esta sexta-feira (10), de 08 às 13h, no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.

Matérias Relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade