Prefeito Cacau e ministro Marx Beltrão discutem situação da Praia do Francês durante reunião com donos de barracas

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) na Praia do Francês e, além dos donos das barracas, contou com a presença de representantes dos hotéis e receptivos turísticos

img_7819O prefeito Cláudio Filho Cacau realizou mais uma reunião com os donos das barracas lacradas na Praia do Francês. Desta vez o encontro aconteceu na Praia do Francês, na manhã desta sexta-feira (10), e teve a participação do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, além de representantes do trade turístico.

Representante dos donos de barracas, o empresário Luiz Rodrigues relatou ao ministro e aos presentes a situação dos treze empresários e classificou como agressiva a forma como foram tratados durante a operação realizada pelo IBAMA no último dia 08.

“Não recebemos nenhum tipo de notificação antes e fomos pegos de surpresa. Fomos desrespeitados, os turistas tiveram que deixar as mesas. Além disso, todos os donos das barracas foram autuados e multados em cento e dez mil e quinhentos reais”, disse o empresário.

Após ouvir o relato, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, lamentou o ocorrido e se comprometeu em buscar os recursos necessários para garantir a obra de urbanização da Praia do Francês. Além disso, Beltrão também se comprometeu em conversar com os órgãos federais envolvidos para buscar uma maneira de reabrir as barracas o quanto antes.

“O Ministério do Turismo repudia totalmente este tipo de atitude constrangedora contra trabalhadores de uma das praias mais famosas do Nordeste. Quando fui comunicado pelo prefeito sobre o que estava acontecendo, liguei imediatamente para o diretor Nacional da SPU e marquei uma reunião. Já solicite também uma audiência com o ministro do Meio Ambiente e também já falei com o presidente Michel Temer sobre o assunto. Já conversei com o prefeito e ele vai apresentar um projeto de urbanização até o final deste mês. Tenho certeza que vamos conseguir os recursos necessários para a execução da obra. Vai ser uma prioridade no Ministério do Turismo”, disse o ministro.

O prefeito Cláudio Filho Cacau ressaltou o compromisso assumido com os donos das barracas e disse que já vai iniciar a construção do projeto. Além disso, o prefeito informou a todos que já conseguiu agendar a reunião com os órgãos federais para discutir a possibilidade do TAC.

“Avançamos em algumas coisas de ontem para hoje e consegui agendar a reunião para o dia quinze. Mas ainda vamos tentar antecipar para conseguirmos contemplar as barracas que estão com ordem de demolição. Marquei para segunda-feira [dia 13] uma reunião com a equipe de projetos da prefeitura para darmos andamento a este projeto. Vamos parar todos os outros para que a urbanização da Praia do Francês seja a nossa prioridade. Hoje o nosso compromisso é tentar resolver este problema para não deixar mais de quinhentas pessoas desempregadas”, disse o prefeito.

Autor: Izabelle Targino/Secom