Catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro recebem apoio da prefeitura e participam de capacitação

Grupo recebeu uma capacitação sobre formação e legalização de uma cooperativa de catadores, realizada em parceria com órgãos estaduais e cooperativas de catadores

imgl5749Como acordado com os catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro, a prefeitura vem dando apoio e suporte às famílias. Na manhã desta quarta-feira (01), o prefeito Claudio Filho Cacau e a secretária de Assistência Social, Iolanda Alcântara entregaram dezenas de cestas básicas ás famílias.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Conjunto José Dias, o prefeito Cacau explicou como funcionará a assistência dada aos catadores e os incentivou para que, juntos, possam colocar em prática a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro.

“A partir desse mês, a gente vai dar uma ajuda financeira de cem reais, até que a cooperativa esteja funcionando e vocês estejam ganhando em cima do trabalho de vocês. Vamos também dar uma cesta básica para cada família que pertenciam ao antigo lixão, para pode amenizar a situação que vocês estão sofrendo, que eu sei que a dificuldade é grande. É um compromisso dessa nova gestão com as famílias deodorenses e eu tenho orgulho de chegar aqui e dizer ‘eu tenho um compromisso com você’, afirmou Cacau.

O representante dos catadores do antigo lixão, Luanderson Sena de Araújo, falou do compromisso do prefeito para com a categoria. “As promessas que ele fez estão sendo cumpridas. A gente fica inseguro, com medo, mas acredita que possa melhorar”, contou.

Capacitação

imgl5732Após a entrega dos mantimentos, os catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro foram encaminhados para a o salão da Igreja Evangélica Cidade Forte, localizada no Conjunto José Dias, para uma capacitação sobre a legalização e formação da Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro. Durante o treinamento, foram discutidos métodos organizacionais e de planejamento, dicas de como ter um bom funcionamento e qual a importância e os benefícios para a classe.

A capacitação teve a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura; representantes da Vigilância Sanitária Municipal; da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA), do Movimento Nacional dos Catadores; da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e do ‘Cata+’, projeto pertencente ao governo do Estado.

O Prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau, destacou a importância da criação da cooperativa. “Hoje demos o primeiro passo para a criação da cooperativa para poder tirar o sustento de todos catadores pela cooperativa. Em algumas cidades o lixo é tido como problema, mas nos locais onde sabem tratar, o lixo é uma grande solução e gera renda para muitas famílias. Estamos empenhados em trabalhar junto com vocês e vamos trazer para Marechal uma empresa de reciclagem para poder absorver todas essas demandas que vocês captarem”, relatou o prefeito.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom