Secretaria de Saúde discute Planejamento Estratégico com servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último sábado (21) uma reunião com os servidores da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e outros profissionais da área para a construção do Planejamento Estratégico do ano de 2017. Durante a reunião, foram discutidas as principais dificuldades que a UPA do município enfrenta e quais as formas de solucionar os problemas, além de um treinamento para a realização de um melhor serviço público.
De acordo com a secretária de Saúde, Sílvia Rejane, a reunião foi idealizada com o intuito de ser feito o planejamento estratégico da Urgência e Emergência da cidade para o ano de 2017. Ela ainda afirmou que, diante disso, houve a necessidade de dá uma nova cara a saúde de Marechal Deodoro em acordo com as propostas da nova gestão, que se baseia no acolhimento ao povo e na resolução dos problemas.
“Podemos dizer que nasce uma nova saúde em Marechal Deodoro. Essa reunião foi para que nós possamos trabalhar de forma organizada, aperfeiçoar os recursos e otimizar o tempo pra que a gente possa dar uma melhor resposta a comunidade. É preciso mostrar o novo perfil da cidade, da gestão e a gente não podia fazer isso aleatoriamente, para não perpetuar os erros antigos. Então, convidamos uma enfermeira muito capacitada para ajudar a fazer esse planejamento estratégico”, disse a secretária.
A convidada para contribuir na construção do plano foi a enfermeira e técnica do Estado, Gildenez Vilar da Silva. Com 35 anos de experiência no Hospital Geral do Estado (HGE) e 12 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ela explicou como é feito o Plano Estratégico e ainda deu conselhos e dicas de acordo com sua experiência no serviço de saúde pública. Além disso, durante a reunião, a enfermeira realizou uma avaliação técnica do atendimento, dos serviços e apresentou estimativas apontadas pela UPA do município.
“A gente tem que fazer a programação anual de saúde, dá o norte do modelo de gestão do atual prefeito e qual o modelo de gestão que ele vai utilizar para a saúde. O planejamento estratégico é ter todos os envolvidos com a assistência, colocando pra gente quais são as dificuldades e quais são as proposta de soluções que eles sugerem. Por isso, o planejamento é participativo, coletivo e ascendente, para que a gente chegue a uma proposta de como queremos trabalhar. Tudo isso é passado para a secretária e ela avalia o que é viável e dá uma resposta para eles posteriormente”, afirmou a técnica do estado.
Além da secretária de Saúde, Sílvia Rejane, e da técnica Gildenez Vilar, a iniciativa contou com a presença de médicos, entre eles, o pai do prefeito Cacau e ex-vereador por Marechal Deodoro, Cláudio Costa, que representou o prefeito. Durante sua fala, o médico aconselhou os servidores presentes e falou do compromisso que tem com a cidade de Marechal Deodoro.
“Eu fui vereador, fui secretário de saúde e o que eu puder fazer por Marechal Deodoro eu faço. Com a experiência que tenho, estarei sempre apoiando o prefeito como médico, como pai e como deodorense, no que for preciso para que esta cidade cresça”, afirmou o ex-vereador.
Autor: Antônio Carlos Souto/Secom