Prefeito Cacau se reúne com famílias e catadores do antigo lixão e incentiva a criação de uma cooperativa

Além disso, todas as famílias serão cadastradas pela Secretaria de Assistência Social

WhatsApp Image 2017-01-16 at 1.35.13 PMO prefeito Claudio Filho Cacau se reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), com catadores e famílias que residiam no entorno do lixão de Marechal Deodoro, fechado na última sexta-feira (09). A reunião aconteceu no Salão Nobre do Palácio Provincial.

Acompanhado do vice-prefeito, Walter Avelino, e dos secretários de Assistência Social, Meio Ambiente, Governo e Infraestrutura, o prefeito ouviu as demandas e explicou os projetos que o município vem preparando para dar mais dignidade às famílias.

“Inicialmente, a Secretaria de Assistência Social vai fazer um levantamento social detalhado para sabermos as carências de cada família, e podermos atender às demandas de cada uma. Ainda esta semana terei uma reunião com o Ministério Público, onde levarei a pauta para discutirmos maneiras de ajudar estas famílias até que a cooperativa de catadores esteja em pleno funcionamento. O lixo passará a não ser mais um problema e sim a solução de algumas famílias de Marechal Deodoro”,  explicou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA), Mateus Gonzalez informou às famílias que o município já está viabilizando o início da coleta seletiva, o que vai garantir formas de sustentos para os catadores.

“Paralelo ao cadastro que está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social, estamos organizando para iniciar a coleta seletiva no município e viabilizando um espaço para que funcione como uma central para o recebimento dos resíduos recicláveis”, disse o secretário.

O representante das famílias presentes, Luanderson Sena de Araújo, classificou a reunião como positiva. “Somos todos pais de família e com o fechamento do lixão, precisamos de alguma coisa que seja nosso sustento. Então confiamos que o prefeito vai batalhar para que nós não fiquemos parados. Queremos sim criar a cooperativa e torcemos que der certo”, disse o representante.

Autor: Assessoria