Conjunto Recanto da Ilha, na Barra Nova, ganhará horta comunitária
O projeto inicia este mês e tem a finalidade de reforçar a alimentação das famílias, vender os produtos orgânicos e promover educação ambiental
Visando promover a prática da alimentação saudável e a educação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA) irá implantar uma horta comunitária no Conjunto Residencial Recanto da Ilha, também conhecido como Jacaré, localizado na Barra Nova. O conjunto conta com cerca de 250 famílias.
O projeto começa a ser posto em prática a partir deste mês e reaproveitará áreas ociosas da comunidade. A horta comunitária será implantada em uma área que fica no terreno que destinado à construção de uma creche e uma unidade de saúde, obras que serão remanejadas para outro espaço do conjunto.
A iniciativa é dos técnicos da SEMMA de Marechal Deodoro e tem por objetivo é dar um reforço na alimentação das famílias que vivem na comunidade, a venda dos produtos orgânicos produzidos na horta e a realização de ações em educação ambiental para os moradores e visitantes. Além disso, a horta vai embelezar os espaço do conjunto e ensinar a destinação adequada de resíduos.
“Há muito tempo tínhamos a ideia de montar um projeto como este. A instrução inicial era só produzir para que eles pudessem comer, mas depois surgiu uma visão econômica nisso, de que a comunidade possa vender e montar um comércio a partir dessa iniciativa”, afirmou Fernando Veras, agrônomo e técnico da SEMMA.
Ainda de acordo com Veras, o trabalho de educação socioambiental que será realizado na comunidade a partir da instalação da horta comunitária é um fator muito importante, pois trabalha a reeducação alimentar a partir dos produtos saudáveis, a preservação da água, do solo, do ar e também a aderência a uma vida com mais saúde. A construção da horta também contribuirá na diminuição de proliferação de mosquitos.
Após ser implantado, o projeto será aberto para a visitação de escolas e pessoas interessadas na iniciativa, com o intuito de tornar o espaço um ponto de referência e exemplos para outras comunidades. Além disso, os moradores integrados ao projeto, serão capacitados para a realização de palestras e divulgação de ideias inerentes a horta comunitária.
Autor: Assessoria