Catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro participarão de capacitação nesta quarta-feira (31)

Capacitação acontece nesta quarta-feira (01), às 9h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Conjunto José Dias

imgl5184Em uma ação conjunta, a Secretaria Estadual de Trabalho e as Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Aquicultura e Saneamento (SEMMA) realizarão uma capacitação com os catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro. O encontro acontece nesta quarta-feira (01), às 9h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado no Conjunto José Dias.

Durante a capacitação os catadores serão informados e poderão esclarecer dúvidas sobre o processo de formação e legalização de uma cooperativa para a venda de matérias recicláveis, que serão entregues ao grupo após a coleta seletiva no município.

Após o fechamento do lixão de Marechal Deodoro, a Prefeitura de Marechal Deodoro se preocupou em zelar pelos moradores e catadores que sobreviviam do lixão. Além de incentivar e viabilizar meios de regularizar a cooperativa, o município está buscando formas de auxiliar e dar suporte às famílias, até que cooperativa já esteja em funcionamento, assim como a inclusão em programas sociais do governo federal.

“A Secretaria de Assistência Social já está fazendo um levantamento social detalhado para sabermos as carências de cada família, e podermos atender às demandas de cada uma. Eles agora começarão a ser capacitados e, em breve, o lixo passará a não ser mais um problema e sim a solução de algumas famílias de Marechal Deodoro”, explicou o prefeito Claudio Filho Cacau.

Além da capacitação, na próxima terça-feira (07), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e representantes de outras pastas, que juntos formam a Comissão de Educação Ambiental da Prefeitura de Marechal Deodoro, se reunirão em uma assembleia, às 10h da manhã, na sede da Colônia dos Pescadores, para a articulação de estratégias de planos para coleta seletiva.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom