Após diagnóstico, Conselho Municipal de Educação de Marechal Deodoro decide encerrar ano letivo 2016

Medida visa equilibrar calendário de aulas e não causará prejuízos para os estudantes; Matrículas para o ano de 2017 terão início na próxima semana

imgl3877Após um detalhado diagnóstico da situação da Educação de Marechal Deodoro, realizando durante os primeiros dias de trabalho da nova gestão, a Secretaria Municipal de Educação propôs, e o Conselho Municipal de Educação decidiu encerrar o ano letivo de 2016. O fim das aulas foi determinado durante reunião ordinária do Conselho, que avaliou, após analisar o diagnóstico apresentado pela Secretaria, que a manutenção do ano letivo de 2016 acarretaria mais prejuízos para a comunidade escolar.

Durante o levantamento dos dados, a Secretaria avaliou uma série de fatores que causaram um desequilíbrio no calendário escolar do ano de 2016, a exemplo da reforma de algumas escolas; calendário diferenciado, inclusive entre as turmas das mesmas escolas; greve de professores e servidores; problemas nos processos de compras de merendas deixando algumas escolas descobertas, entre outros. Todos estes problemas acarretaram em atraso no calendário, deixando uma diferença nas datas de conclusões das aulas entre as escolas. Além disso, os mais de sessenta estudantes que precisam encerrar o ano letivo para ingressar no IFAL e os estudantes que estão concluindo o 9º ano e vão para a rede estadual, ficariam prejudicados.

“Diante destas questões, a secretaria apresentou a proposta ao Conselho Municipal de Educação, que deliberou pelo encerramento do ano de 2016 para iniciarmos o ano letivo de 2017. O Conselho está preparando um parecer, analisando as peculiaridades de cada escola e todas as providências legais que fundamentaram esta decisão”, explicou o Denisson Queiroz, Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

A proposta deliberada pelo Conselho foi apresentada aos gestores e integrantes dos conselhos escolares das 25 escolas de Marechal Deodoro, durante uma reunião realizada na última sexta-feira (20), quando também foi votada a proposta do novo calendário de aulas. Ainda de acordo com o Denisson Queiroz, com as mudanças, o calendário letivo de 2017 inicia e termina no mesmo ano, que não acontece desde o ano de 2010 em Marechal Deodoro.

“Nós apresentamos a proposta à comunidade escolar e discutimos os pontos com eles. Nós fizemos as mudanças com base na legislação, amarrando projetos e trabalhos para suprir a carga horária mínima exigida por Lei. Sendo assim, as aulas iniciarão e terminarão no mesmo ano, possibilitando ao aluno a entrada em escolas técnicas ou particulares, caso queiram, sem prejuízos. Mesmo tendo turmas que ainda teriam aulas por mais alguns meses, a legislação permite que os estudantes façam uma avaliação chamada de reclassificação, que avalia os conhecimentos e define se eles ficam na mesma turma ou se avançam, já que não teremos aquele período de recuperação”, explicou.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, a professora Maria Silvania Oliveira, avaliou as mudanças como positivas e disse que o órgão vai trabalhar em parceria com o município.

“Estava tudo fora dos padrões e nós aprovamos a proposta, pois acreditamos no projeto que a Secretaria tem para a Educação de Marechal Deodoro. Os alunos não terão perdas e no projeto já consta também reforço escolar, para os estudantes que tiverem necessidades, entre outras coisas que irão ajudar no desenvolvimento dos alunos”, ressaltou a presidente.

O secretário de Educação, Marcelo Beltrão, destacou que as mudanças são necessárias para que a Educação de Marechal Deodoro comece a avançar e ficar em equilíbrio com as demais instituições, garantindo benefícios para os estudantes. Além disso, o secretário ressaltou que todas as medidas tomadas estão previstas na legislação e também já foram apresentadas à promotoria de Marechal Deodoro.

“Precisamos equilibrar o calendário deste ano e para isso precisávamos fazer estas mudanças. Nossa prioridade tem que ser a educação e o aluno. A Educação de Marechal Deodoro não pode continuar da maneira que estava, porque o futuro deste município está nas mãos dos estudantes de hoje. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião com o Conselho Municipal de Educação, conselhos escolares, que também teve a participação do Sindicato dos Servidores Municipais. Sabemos que existirão questionamentos, mas ninguém vai sair prejudicado nisso, pelo contrário, vamos unir forças e já fazer uma grande transformação na educação este ano.”, disse o secretário.

As aulas do ano letivo de 2017 devem iniciar em fevereiro. O calendário com as datas e todas as informações relativas à matrícula serão divulgadas ainda nesta quinta.

Autor: Izabelle Targino/Secom