Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, juntamente com técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas – IMA, estiveram em uma ação de fiscalização no Rio Niquim. Eles verificaram uma denúncia de captação irregular de água, que estaria prejudicando a vasão, no ponto do rio conhecido como Rio de Geladeira.
Aparentemente a denúncia tem fundamento. Mas o local já faz parte do município de São Miguel e a secretaria de Marechal Deodoro não pode fazer a autuação. Já os técnicos do Estado emitiram uma intimação para a usina apresentar a documentação da bomba de sucção. A partir daí será possível saber se ela está ou não irregular e qual a sua vasão de captação de água.
O próprio secretário de meio ambiente, acompanhou a ação dos fiscais. Ele confirmou que a origem da movimentação foi a denúncia de um cidadão. E ressaltou a importância da participação da população no auxílio das medidas fiscalizadoras. Pois para ele, o maior fiscal e mais eficiente é justamente o cidadão, que diariamente percorre toda área urbana e rural de Marechal Deodoro e pode usar a denúncia como principal ferramenta de combate aos crimes ambientais.