Secretaria Municipal de Saúde faz capacitação sobre “Pé Diabético”
Enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares/ técnicos de enfermagem devem participar
Visando a capacitação do quadro multiprofissional de saúde, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na próxima quarta-feira (01) e quinta-feira (02) o curso de atualização “Pé Diabético”.
Ofertado em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), o evento acontece no auditório do Espaço Cultural, das 08hs às 16hs.
O curso terá como público-alvo enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares/ técnicos de enfermagem de toda rede pública de saúde do município.
As atividades serão ministradas por um médico especialista em Angiologia e visam mostrar aos profissionais a necessidade de uma constante atualização de como identificar as alterações que acontecem no “Pé Diabético”.
“O Pé Diabético pode ser evitado desde que o paciente faça exames regularmente. Com o curso os profissionais conseguirão identificar as alterações que acontecem. Atuando na prevenção ele também consegue evitar que a doença se propague e cause danos maiores aos pacientes. Os ferimentos, se não tratados corretamente, podem evoluir com gravidade levando, inclusive, a muitos casos de amputações”, ressalta a enfermeira e diretora de Atenção à Saúde do município, Niedja Maria.
Capacitação
O chamado “Pé Diabético” é uma das complicações mais comuns da doença. O problema é responsável por um número muito expressivo de internações hospitalares entre os portadores de diabetes.
De acordo com a secretária de saúde, Yonara Toledo, os profissionais de saúde de Marechal Deodoro estarão mais capacitados para reconhecer e tratar essa patologia que atinge muitos pacientes com diabetes.
“O curso é sem dúvida muito importante para os nossos profissionais de saúde. Eles estarão mais preparados para que possam atender os pacientes diabéticos com segurança e responsabilidade”, destaca Yonara.
Por Luciano Pinto/ Relações Públicas- SMS