20 / 01 / 16

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REFORÇA FISCALIZAÇÃO DE ALIMENTOS

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) está intensificando ações de fiscalização na manipulação e comercialização de alimentos em praias e balneários da cidade. O objetivo é prevenir o risco de intoxicação alimentar e garantir aos deodorenses e turistas mais segurança no consumo dos alimentos comercializados nesses locais. As fiscalizações terão foco nos ambulantes e nas barracas, seguindo os requisitos das normas sanitárias.

Devido à alta temporada, o aumento no consumo de alimentos cresce, e por isso, o órgão conta com equipes de fiscalização que realizam ações de prevenção a quaisquer danos à saúde das pessoas.

A Visa de Marechal Deodoro também está promovendo ações educativas junto aos consumidores, para que possam estar atentos ao selecionarem os locais onde irão se alimentar ou adquirirem seus alimentos.

Para a secretária de saúde, Yonara Toledo, a atenção para a qualidade dos alimentos vendidos nas praias está sendo redobrada durante esse período, devido a alta temporada. “Para garantir que os produtos vendidos estejam dentro do padrão ideal de consumo, as ações de nossa Vigilância Sanitária estão sendo intensificadas. Estaremos de olho em quesitos como higiene, armazenamento, refrigeração e validade dos alimentos, para garantir que o consumidor compre um produto de boa qualidade”, concluiu.

Durante as fiscalizações, os agentes verificaram a validade das licenças sanitárias, bem como os certificados de desinsetização e desratização, além dos atestados de saúde ocupacional dos funcionários e avaliação dos métodos de manipulação dos alimentos. Também podem ser conferidos aspectos como limpeza, procedência dos alimentos, condições de armazenamento, qualidade dos equipamentos e uniformização dos funcionários.

(por Luciano Pinto, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)