CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA COMEÇA NESTE SÁBADO

foto: ilustração

A partir deste sábado (16), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos com a realização do “Dia D”, em todos os postos de saúde da cidade, que acontece das 08h00 às 16h00. O objetivo é atingir a meta de 525 animais vacinados.

A campanha será realizada até o dia 23 de janeiro com postos volantes em todas as localidades do município, atendendo a um calendário específico.

No “Dia D” os animais deverão ser levados a unidade de saúde mais próxima para serem vacinados. Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação.

A raiva é transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordeduras, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, sendo uma das mais antigas doenças conhecidas. No ambiente urbano, os principais hospedeiros do vírus constituem os cães, gatos e morcegos. A vacina é a única maneira de controlar a doença. Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados. Se possível, é aconselhado isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

(por Luciano Pinto, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)