PREFEITURA PREPARA MOBILIZAÇÃO CONTRA O MOSQUITO “AEDES AEGYPTI”

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoverá uma grande mobilização de combate ao mosquito “Aedes aegypti”, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Este último tem sido responsável pelo aumento dos casos de microcefalia em bebês de mães infectadas durante a gestação.

Serão realizadas oficinas de saúde em escolas da rede municipal, que acontecerão nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, e mutirões de trabalho em diversas localidades, nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

Nos últimos dias, várias reuniões preparatórias foram realizadas com professores, coordenadores, diretores e técnicos da secretaria municipal de saúde, para prestar orientações sobre a mobilização municipal.

Embora Marechal Deodoro não tenha registrado nenhum caso de microcefalia em bebês de mães infectadas durante a gestação pelo Zika Vírus, há registro de casos de dengue, e o mosquito está presente na cidade.

Para a Dir. de Vigilância em Saúde, Aparecida Conceição, o objetivo é levar o máximo de informação sobre o combate ao mosquito transmissor dessas três graves doenças. “O Nosso trabalho conta com a participação da população e iremos levar o máximo de informação sobre a prevenção da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, e o combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti”, concluiu.

“Precisamos agir em conjunto com a comunidade para combater esse mosquito e evitarmos uma epidemia. Para isso, temos que criar uma consciência coletiva em relação à eliminação do mosquito”, afirmou o secretário de saúde Francisco Alencar.

Outra novidade é a distribuição emergencial de repelentes, que foi iniciada nos últimos dias para gestantes que realizam pré-natal nas UBSs do município. O produto deverá ser utilizado no período de maior incidência do mosquito na cidade. “A prevenção é o único elemento que temos hoje e a prevenção deve vir de dentro das residências, com o envolvimento e a conscientização de todos”, explicou o prefeito Cristiano Matheus.

(por Luciano Pinto, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)