SECRETARIA DE SAÚDE FEZ CAPACITAÇÃO EM CURATIVOS

Visando a capacitação do quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem do município, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (11), uma capacitação em curativos para mais de 50 profissionais. O evento foi realizado na Casa de Câmara e Cadeia durante o período da manhã.

As palestras foram ministradas por integrantes do curso de Enfermagem da FITS (professores, coordenadores e alunos) e técnicos da secretaria de saúde, como enfermeiros.

A capacitação visa mostrar aos profissionais da saúde a necessidade de uma constante atualização nesta área e traz tópicos como: revisão da anatomia e fisiologia da pele; processo de cicatrização; ferida e suas fases de cicatrização; tipos de feridas; escolha do curativo ideal para tratamento das feridas; assepsia, entre outros temas.

Para a Enfermeira Fabiana Carla, coordenadora da Atenção Básica, um dos pontos importantes do evento é a anatomia das feridas de pacientes, principalmente, os portadores de diabetes. “A ulceração no pé é uma das complicações no paciente diabético. As complicações mais graves, como infecções, gangrena ou amputação podem ser evitadas com tratamento adequado”, reforça.

O secretário de saúde, Francisco Alencar, destacou a importância de capacitar os profissionais que atuam nos serviços de saúde pública de Marechal Deodoro. Ele citou que o seu objetivo é capacitar a todos, “seja ele da higienização, motorista ou médico. O importante é oferecer um melhor serviço à população, mantendo os colaboradores capacitados e estimulados”, disse.

(por Luciano Pinto, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)