SAÚDE FEZ AÇÃO DO OUTUBRO ROSA NA SANTA RITA

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (26) uma ação do Outubro Rosa, no posto de saúde da Santa Rita. Foram ofertados vários procedimentos de saúde, além de palestras. A ação integra o Outubro Rosa, movimento que promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Durante a atividade, as mulheres da comunidade receberam informações sobre o câncer de mama, a importância do auto-exame no diagnóstico precoce do câncer de mama, na palestra da Enfermeira da unidade, Rita de Cássia, e sobre o protagonismo da mulher no cuidado com a sua saúde, principalmente, na imunização e prevenção do HPV, na fala da Assistente Social Daniely Rodrigues. Também, puderam realizar ultrossonografias: gestacional, pélvica, endovaginal e mamas na própria unidade de saúde.

A iniciativa busca atrair as usuárias da região, para que estas sejam sensibilizadas da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da UBS da Santa Rita, outros postos de postos da cidade promoverão ações dentro do Outubro Rosa, conforme programação que segue abaixo.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Alencar, presente no evento, o Outubro Rosa chama a atenção da sociedade para o câncer de mama, e para a importância de se descobrir a doença precocemente, aumentando suas chances de cura.  “As ações nas unidades de saúde aproximam as mulheres das equipes, contribuindo para o fortalecimento dos laços, para o diálogo e divulgação de informações sobre prevenção da doença”, disse.

Confira a continuação da programação nos postos de saúde:

26/10 – UBS RUA NOVA – 14h00;

29/10 – UBS JOSÉ DIAS/ TERRA DA ESPERANÇA – 09h00;

29/10 – UBS TUQUANDUBA – 09H00;

DATA EM DEFINIÇÃO – UBS BARRA NOVA;

DATA EM DEFINIÇÃO – UBS MASSAGUEIRA.

(por Luciano Pinto, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)