SAÚDE TEVE TARDE DEDICADA AO ALEITAMENTO MATERNO

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última segunda feira (03), uma palestra com a Dra. Andréa Pinheiro, atualmente, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica, que abordou vários temas relacionados ao aleitamento materno, o principal deles: “Amamentar e Trabalhar – podemos conseguir”, que é o slogan da campanha esse ano. A atividade faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento materno em Marechal Deodoro, e contou com a presença do secretário municipal de saúde, Francisco Alencar, de técnicos da secretaria municipal de saúde e de profissionais das Equipes de Saúde da Família – ESF.

Para a Dra. Andréa Pinheiro, o aleitamento materno é um processo muito importante para a saúde do bebê, pois o leite materno contem todos os nutrientes necessários para o seu crescimento, desenvolvimento e suas defesas, e é preciso tomar alguns cuidados. “O aleitamento materno é muito importante para a saúde do bebê. Portanto, devemos tomar alguns cuidados durante o seu procedimento, como: higiene e cuidados com as mamas, posicionamento para amamentar, cuidados com o armazenamento e congelamento do excesso para uma possível doação ao banco de leite, criação de espaços físicos de amamentação nas empresas, entre outros”, comentou.

Ao fim da palestra, o secretário de saúde, Francisco Alencar, deixou claro que esse evento é o início de uma grande mobilização (Mamaço), que irá acontecer em Marechal, com data, horário e local a serem definidos. “Vamos imaginar que essa palestra de hoje fala de amor. Ela é exatamente, o começo de uma grande mobilização em Marechal Deodoro. Será o nosso “Mamaço”, que terá o envolvimento de outras secretarias do município, com o apoio do prefeito Cristiano Matheus, e participação de técnicos da secretaria municipal de saúde e mães lactantes, com objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, no intuito de criar meios de apoio, principalmente, no ambiente de trabalho, para que esse período seja o mais longo possível”, ressaltou Francisco.

(por Luciano Pinto – supervisão de Carlos Roberts – jornalista)