CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTIU MELHORIAS PARA A ÁREA

Aproximadamente 200 pessoas participaram da IV Conferência Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, realizada nesta quinta feira (09). Na ocasião, foram discutidos vários temas voltados à saúde pública e debatidas propostas que, posteriormente, podem se tornar políticas públicas para o setor. O tema central da conferência foi a “SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS. DIREITO DO POVO BRASILEIRO. A discussão, que foi aberta ao público, foi realizada no auditório do Espaço Cultural. A conferência iniciou às 08h30min com o credenciamento e foi encerrada às 15h00, contou com a presença de várias autoridades locais.

Após a cerimônia de abertura e a leitura e ajuste do regimento, duas palestras foram realizadas. Em seguida, foram formados quatro grupos de discussão, com o intuito de aprofundar o debate sobre cada temática e elaborar propostas de melhorias para os serviços da saúde. As propostas foram discutidas dentro da realidade vivida em Marechal Deodoro, dentro de um contexto estadual e nacional.

O secretário de Saúde, Francisco Alencar, falou sobre a relevância da discussão, uma vez que essa conferência foi a primeira etapa para a conferência nacional. “Foi um momento de discussões muito proveitosas e também um momento muito democrático, em que tivemos a participação ativa da população. Tudo o que foi debatido teve uma importância muito grande, uma vez que a partir dessa discussão levaremos propostas para a conferência estadual e da estadual para a nacional, refletindo em melhorias para os serviços à população”, comentou.

A partir das discussões, propostas de âmbito nacional, estadual e municipal, foram selecionadas, delegados (representantes de usuários do SUS, profissionais da saúde e gestores e prestadores de serviço) foram escolhidos para participarem da Conferência Estadual de Saúde.

(por Luciano Pinto – supervisão de Carlos Roberts – jornalista)