PREFEITURA VAI AMPLIAR A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL

carnaval 22A Justiça Federal desbloqueou no final da tarde de ontem (10), as contas da prefeitura de Marechal Deodoro. Com isto, o prefeito Cristiano Matheus imediatamente anunciou a ampliação da programação do carnaval da cidade.   Satisfeito com a decisão da Justiça, Cristiano Matheus falou ao jornalista Carlos Roberts sobre o episódio que exigiu habilidade de sua equipe técnica e frieza nas decisões: Pergunta – Prefeito, como foi essa história de bloqueio das contas da prefeitura? Cristiano – Existe uma questão na Justiça já bastante antiga sobre os royalties da Petrobrás. A cidade de Marechal Deodoro já ganhou nas três instâncias federais. O que aconteceu foi que um juiz federal, de primeira instância, de outra vara, bloqueou as contas do município sendo que a ação já havia sido tramitada e julgada. P – Naturalmente isto pegou a prefeitura de surpresa… Cristiano – Claro, temos uma programação de receita e pagamento. Se bem que nossa receita do Fundo de Participação dos Municípios tem variado a cada mês e sempre com redução. Mas a questão do bloqueio nos pegou em cheio. E graças a seriedade que tratamos a finanças do município mantivemos os salários em dia – que volto a dizer, jamais atrasei e desde meu primeiro mês, do primeiro mandato, tenho pago dentro do mês – e também mantivemos em dia nossos fornecedores. Para que isto fosse possível, apertamos ainda mais o cinto. Para que não faltasse o remédio no posto, o oxigênio no hospital, a gasolina da ambulância, os projetos da assistência social e tudo o que é mais urgente. P – E como foi tratar o assunto do carnaval no meio deste aperto? Cristiano – Foi tratado com critério técnico. Pedi para minha equipe da finanças fazer um diagnóstico claro da situação. E disseram que para eu manter a folha de pagamento em dia e os serviços básicos do município funcionando, eu não poderia repetir a programação dos carnavais de anos anteriores, em que transformamos esta cidade em referência para toda Alagoas. E mesmo assim mantivemos o auxílio aos 50 blocos que já havíamos avisado em Edital Público. Antigamente a ajuda aos blocos não era deste tamanho que damos agora. E era feita pelas caras. Agora o critério é pelo Edital. Não importa se é vermelho, branco, amarelo, se gosta ou não gosta da prefeitura. Todos tem o mesmo critério e direito. Vamos gastar perto de 150 mil reais em ajuda aos blocos. Mas é um dinheiro que vai ficar para dentro da cidade. As filarmônicas vão distribuir para seus músicos. Meninos e meninas que estudaram, ensaiaram e estão preparados para dar o melhor, como fizeram em anos anteriores. P – Mas teve críticas. Cristiano – Teve também quem aprovou a idéia de que haveria os blocos nas ruas. Pais e mães de família que também se preocupam com a questão da segurança. E o público mais jovem, que gosta do carnaval no Taperaguá, no Cais da Lancha, ou onde for. E é o público que já acostumou com grandes realizações da nossa administração, e que assim como nós, também foi pego de surpresa com esta contenção de gasto além do previsto. Perfeitamente compreensível. Mas agora nossos advogados conseguiram reverter a situação com o desbloqueio das contas. Na semana passada eu estive em Brasília pessoalmente para acompanhar tudo de perto. E o resultado veio neste final de tarde de terça-feira (10) com a decisão favorável ao nosso município. P – Também teve quem tentou se promover politicamente com a situação Cristiano – Fiquei sabendo (dá risadas)… Mas olhe só Roberts, é gente que não tem entendimento suficiente para examinar uma situação e falar a realidade. É quem faz parte do parlamento mirim. Coisa de menino inconsequente que quer aparecer a qualquer custo.  Na Câmara há pessoas sérias que entenderam e procuraram saber a realidade. E foram responsáveis em seus comentários. Eu já fui vereador por Maceió e naquele tempo também haviam coisas que eu não entendia direito. Depois fui deputado Federal, já mais maduro, discuti assuntos do nosso país e trouxe benefícios para nosso Estado e também para Marechal, como o dinheiro para o dissipador da Barra Nova. Devemos fazer pronunciamentos com responsabilidade, para poder haver avanço. Depois de ser vereador, deputado federal, agora sou prefeito no segundo mandato e continuo trabalhando. É com trabalho que se constrói e não com gracinha, com provocação de menino. Assim não se chega a lugar algum. P – Então prefeito, agora com dinheiro na conta, dá pra fazer um carnaval maior? Cristiano – Vamos com calma. O dinheiro dos royalties não é para gastar com carnaval. É para pagamento de contrapartidas de convênios. Por exemplo, estamos com obra em andamento na Barra Nova, onde estamos fazendo asfalto. Também temos obra de calçamento no Barnabé Toledo, estamos construindo creche na Barra Nova e na Terra da Esperança. Estamos construindo um ginásio de esportes no Barro Vermelho. E tem também a obra da Praça Pedro Paulino. Tudo isto requer dinheiro. Temos que pagar a contrapartida do convênio. Dinheiro de royalties é para isto. O que estava acontecendo é que pegávamos recursos próprios para estes pagamentos. Agora com este desbloqueio, haverá sem dúvida, um alívio. Vamos ter programação de carnaval em Marechal, além dos blocos, todas as noites shows no palco. Nas próximas horas deveremos definir quais bandas e o local. Pois o Cais da Lancha, também está em obras. Temos um bocado de obras pela cidade. P – Mas diga aí pelo menos uma banda pra gente ter uma idéia… Cristiano – Nas próximas horas você terá a programação completa para divulgar. Mas um dos nomes que estamos negociando e esperamos um bom preço é o Rei da Cacimbinha.